Divulgação

Bahia encerra Jogos Universitários Brasileiros com 15 medalhas

O time de futsal feminino da Bahia conquistou a medalha de bronze neste domingo (27), último dia de competição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Com mais essa vitória, a Federação Baiana conquistou ao todo 15 medalhas nos JUBs. Os 176 atletas de 21 universidades baianas ganharam em casa 11 medalhas de bronze, 2 de ouro e 2 de prata.

Além do futsal feminino, Lícia Macário ficou em 3º lugar e levou a medalha de bronze na categoria Feminina Ligeiro -48kg. Diego Ferreira Santos, grande nome do judô com dez vitórias no campeonato baiano e seis no brasileiro sênior, ficou em 1º lugar no judô e garantiu a medalha de ouro.

Na natação,  Márcia Souto ficou em 3º lugar nos 800 metros livres e ganhou bronze. Já, Windson Piononio Filho foi um grande destaque e garantiu 3 medalhas em 3 categorias diferentes. Ele ficou em 1º lugar nos 400 metros livres e garantiu a medalha de ouro e, em  3º lugar nos 1.500 e 800 metros, recebendo medalhas de bronze.

No Karatê, os baianos garantiram 7 medalhas. Erivelton Lopes ficou em 2º lugar no Kumite Sênior -84kg, Pedro Paulo de Faria também ficou em 2º no Kumite Sênior Masculino – 75kg. Os dois receberam a medalhas de prata.  Já Renata Brito de Oliveira, Matheus Mota Pereira, Raquel de Sousa Gonzaga Cunha, Matheus dos Santos e João Victor Freitas se classificaram em 3º lugar nas categorias Kata Sênior Feminino, Kumite Sênior +84kg, Kumite Sênior Feminino +68kg, Kumite Sênior Masculino -60kg e Karatê Sênior Masculino respectivamente.

No futebol eletrônico, quem conquistou medalha de bronze para a Bahia foi Taiane Berlink. A jovem tinha se inscrito para participar competindo pelo judô, mas após sofrer uma lesão que a impediu de entrar no tatame, ela decidiu disputar pelo esports.

Os Jogos Universitários Brasileiros – Fase Final 2019 são apresentados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Realização: Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, Governo do Estado, Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. Comitê local: Federação Universitária Baiana de Esportes. Apoio: Spalding, Kempa, Supper Bolla e Onza. Parceria: Comitê, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania. Patrocínio: Governo Federal.