Acom/PMI

Ginásio Poliesportivo é reformado pela Prefeitura

O Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro, passou recentemente por obras de reforma executadas pela Prefeitura de Itabira. A inauguração ocorreu na manhã deste sábado (26), com a presença do prefeito Ronaldo Magalhães, secretários municipais, vereadores, servidores públicos e comunidade escolar. O investimento foi disponibilizado por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), sob gestão da SME, priorizou a reforma de banheiros, com adaptações para pessoas com deficiência; reforma da cantina; reforma do piso da quadra; reestruturação das redes hidráulicas e elétricas; construção de uma lavanderia e rampas de acesso às arquibancadas; troca da iluminação e telhado; reinstalação de extintores e luzes de emergência; ampliação do estacionamento; nova recepção; elevação do piso lateral ao nível da rua, evitando alagamentos; instalação de novos guarda-corpos, corrimãos, grades de proteção e placas indicativas; pintura externa e interna e melhorias no calçamento. As obras de acessibilidade são destaque e tiveram o suporte técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).

Ainda neste sábado, houve a 3ª Gincana Integração do Programa Conexão Jovem: alunos de escolas públicas disputaram, durante os períodos da manhã e tarde, competições distintas. O objetivo do programa é engajar crianças e adolescentes em ações estratégicas de prevenção de riscos e vulnerabilidade sociais.

O programa é desenvolvido entre as secretarias municipais de Educação; Assistência Social; Saúde; Esportes, Lazer e Juventude; e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

A competição teve início logo após a solenidade de entrega das obras. As equipes apresentaram os respectivos mascotes. Houve provas de gritos de guerra, bambolê, dança e outras atividades. A gincana é o ponto alto das tarefas e torneios ao longo de todo o ano, que incluíram corrida, carrinhos de rolimã, natação, futsal, basquete, festival de música, entre outros. Participaram do evento alunos do ensino fundamental de 19 escolas municipais e estaduais.

“O prefeito Ronaldo Magalhães me autorizou a realizar as mudanças necessárias nesse prédio. Tudo o que fizemos aqui foi por respeito aos atletas, aos funcionários e ao público que aqui frequenta. Gostaria de agradecer às instituições parceiras do Conexão Jovem por mais este evento. Agradeço ao prefeito por este apoio. Há três anos, este programa não existia e só estamos aqui hoje, com todas estas atividades, graças ao empenho de Ronaldo Magalhães”, discursou o secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira.

Posteriormente, Ronaldo Magalhães explicou que “temos feito todos os esforços para proporcionar uma educação pública de qualidade. Iniciativas como esta, a meu ver, contribuem para a formação da cidadania de nossas crianças e jovens. Agradeço ao José Gonçalves por toda à dedicação ao esporte e à educação”.