Divulgação/FCCDA

Mesas-redondas e shows agitam 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana

Na sexta-feira, 25 de outubro, teve início o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana. Neste ano, os eventos têm como tema “Drummond com vida Guimarães Rosa” e contam com uma programação bastante diversificada, como pôde ser observada nos primeiros dias da festa literária, quando mesas-redondas, lançamento de livro, saraus poéticos, teatro, apresentações musicais e feira gastronômica movimentaram a cidade.

A abertura oficial, na sexta-feira, aconteceu no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), que recebeu a mesa-redonda “Drummond com vida Guimarães Rosa”. O encontro reuniu o jornalista, professor, escritor e músico José Miguel Wisnick, a professora Marli Fantini e o jornalista e escritor Afonso Borges para debater as obras de Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa — dois dos maiores escritores de Minas Gerais e do Brasil.

No mesmo dia, foi aberta a Caravana Gastronômica Viação Cipó. Com uma grande estrutura montada na Praça do Centenário — localizada entre dois importantes pontos culturais da cidade, o Museu de Itabira e a Casa de Drummond —, o espaço contou com barracas de comidas, bebidas e artesanato, além de apresentações artísticas e shows de artistas itabiranos. As atividades da Caravana Gastronômica se estenderam até o domingo.

No sábado, 26, a Casa de Drummond recebeu uma intensa programação. Teve o lançamento do livro “Gunhanês”, do jornalista Dimas Lopes; bate-papo com Nanete Neves, a primeira jornalista a entrevistar Carlos Drummond de Andrade; e sarau poético com o Programa Drummonzinhos e o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, de Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa.

Já no domingo, 27, as atividades começaram cedo. Pela manhã, a Avenida Mauro Ribeiro Lage recebeu o Encontro Off Road de Itabira, enquanto dos Drummonzinhos e os Miguilins coordenavam um passeio pelo Museu de Território Caminhos Drummondianos. Na parte da tarde, a Casa de Drummond recebeu o bate-papo “Drummond e Rosa: Mais do que Escritores”, que reuniu os sobrinhos netos de Drummond e Guimarães Rosa.

Encerrando a programação do final de semana, a sede da FCCDA recebeu uma série de atividades lúdicas para a criançada com alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira. Já o Teatro da FCCDA foi palco para o espetáculo infantil o “O Pulgo e o Elefante”, da companhia  Oque Conta Sabiá e inspirado no livro “História de Dois Amores”, de Carlos Drummond de Andrade.

Programação da semana
O 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana segue ao longo desta semana. Na segunda-feira, 28, a Galeria da FCCDA recebe, às 18h, o lançamento do livro “Acalanto”, de Ana Paula Frias, e que reúne crônicas inspiradas na vivência do músico itabirano Tony Primo e que inspiraram algumas de suas composições.

No mesmo dia, às 19h30, o Teatro da FCCDA será palco para o espetáculo “Doida”, com Teuda Bara, uma das fundadoras do Grupo Galpão. A peça é inspirada em textos de Carlos Drummond de Andrade e outros escritores brasileiros. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo site Sympla. A lotação do espaço é de 417 lugares. Na terça-feira, 29, também no Teatro da FCCDA, às 14h, o jornalista Edmílson Caminha ministra uma aula pré-Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre as obras drummondiana e roseana. Já na Casa de Drummond acontece a abertura da exposição de bordados literários do Projeto Tecitura, às 19h.

A quarta-feira, 30, será dedicada ao lançamento de livros e apresentação musical. O guitarrista Toninho Horta lançará o songbook “Toninho Horta: 108 Partituras” e o jornalista Petrônio Souza apresentará o livro “Braço de Rio, Pedaço de Mar”, às 20h, no Deck da FCCDA. Em seguida, a dupla fará um show. Encerrando o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana, acontece na Avenida Daniel Jardim de Grisolia, ao lado da FCCDA, a partir das 20h, shows com Itabiranos em Cena e Eduardo Dussek.

Jardineira Turística Cultural
Sucesso na Semana do Turismo, que ocorreu entre os dias 19 e 28 de setembro, a Jardineira Turística Cultura volta a percorrer as ruas de Itabira durante o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana.

A atração, gratuita, percorrerá os pontos turísticos e culturais do município, tais como Museu de Território Caminhos Drummondianos, Igrejinha do Rosário, Museu de Itabira, Casa de Drummond e todo o centro histórico. A jardineira sai do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o passeio dura cerca de uma hora.

De segunda-feira, 28 de outubro, a quinta-feira, 31, os horários para passeio são às 8h, 10h, 14h e 16h. Para participar, é necessário fazer a inscrição no Museu de Itabira ou pelo telefone (31) 3839 2992.

O 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana são uma realização da Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond. O patrocínio é da Vale.