3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana tem teatro e exposição

A semana começou agitada para a programação do 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana. Com as atividades acontecendo na sede da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Casa de Drummond, o itabirano pôde conferir lançamento de livro, apresentação musical, teatro, aula preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e exposição.

Na segunda-feira, 28 de outubro, a Galeria da FCCDA recebeu o lançamento do livro “Acalanto”, de Ana Paula Frias — que, além de escritora, é colaboradora do Centro Cultural. A obra reúne crônicas inspiradas em fatos da vida do músico itabirano Tony Primo e que influenciaram as suas composições. O artista se apresentou durante o evento.

Na ocasião, também aconteceu o lançamento de livros de outros autores itabiranos: “Fadinha e o Gato Chico” e “Nova Luz em Espera Feliz”, de Toninho Aribati; “Adágio”, de Matheus Drummond; e “Verbis Passion”, de Enoque dos Santos. No encontro, os escritores participaram de uma mesa redonda sobre processo criativo, desafios para a escrita e lançamento de publicações e perspectivas futuras.

Mais tarde, o Teatro da FCCDA foi palco para o espetáculo “Doida”, com Teuda Bara, uma das fundadoras do Grupo Galpão. Na peça — que tem direção Inês Peixoto e dramaturgia de João Santos —, a atriz contracena com o seu filho, Admar Fernandes. O texto é inspirado em crônica de mesmo nome escrita por Carlos Drummond de Andrade.

Já na terça-feira, 29, também no Teatro da FCCDA, aconteceu um aulão preparatório para o Enem ministrado pelo jornalista e escritor Edmílson Caminha. Na palestra, foram abordadas as obras de Drummond e Guimarães Rosa. Os dois sãos os principais homenageados pelo Festival Drummond e Semana Drummondiana neste ano.

À noite, na Casa de Drummond, aconteceu a exposição do Projeto Tecitura, que reúne bordados produzidos ao longo do ano e inspirados em textos de escritores brasileiros. A mostra pode ser conferida até a quinta-feira, 31.

Últimos dias
O 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana se aproximam do fim. Na quarta-feira, 30, às 20h, no Deck da FCCDA, acontece o lançamento do livro “108 Partituras”, do músico Toninho Horta, e “Pedaço de Rio, Braço de Mar, do jornalista Petrônio Souza. Em seguida, os autores participam de uma apresentação musical ao lado Grupo Musical Meninar.

Na quinta-feira, às 20h, na Avenida Daniel Jardim de Grisolia, ao lado da FCCDA, quando acontece o encerramento dos eventos, tem show Itabiranos em Cena – Anos 80, com Alisson Alex, Fernando Martins “Cotonete”, Jésus Henrique e Renata Araújo; logo depois, sobe ao palco o músico Eduardo Dussek. A data comemora o Dia D e o Dia Nacional da Poesia.

Jardineira Turística Cultural
Sucesso na Semana do Turismo, que ocorreu entre os dias 19 e 28 de setembro, a Jardineira Turística Cultural vem percorrendo as ruas de Itabira durante o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana.

Até o final dos eventos, a atração, que é gratuita, percorrerá os pontos turísticos e culturais do município, tais como Museu de Território Caminhos Drummondianos, Igrejinha do Rosário, Museu de Itabira, Casa de Drummond e todo o centro histórico. A jardineira sai do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o passeio dura cerca de uma hora.

O 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana são uma realização da Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond. O patrocínio é da Vale.