Itabira – SIRENE de Alerta ou Cicadoidea

As pessoas ficaram assustadas, mas será que realmente ouviram o barulho da Sirene ou de um Cicadoidea, olha que pode ser este o barulho que teria deixado muitas pessoas alvoroçadas e preocupadas na noite da última segunda-feira (28), em Itabira, relatando terem ouvido o tão preocupante barulho de Sirenes de Alerta de Barragem tocando.

Veja mais +

Uma internauta quem deu com o caso e enviou para nossa reportagem o vídeo, onde ela alega que um primo gravou o som de uma Cicadoidea que comumente é chamada de Cigarra e poderia ser este tipo de som semelhante que as pessoas tenham confundindo com o som da Sirene Alerta de Barragem.

Cicadoidea ou Cigarra

Como nesta época de tempo quente e chuva o numero das Cicadoidea ou Cigarras é muito grande em todo canto da cidade e dependendo de onde esta pousada pode ecoar muito mais alto do que já é de natureza, assim o motivo de várias pessoas em diversos bairros alegarem ou afirmarem ter ouvido o barulho de Sirene ecoando.

Vai saber se é realmente uma Sirene ou a Cigarra, a suspeita se fortalece após nossa reportagem ter conseguido a resposta com o Tenente Coronel Flavio Godinho da Defesa Civil, que descartou ter ocorrido o toque de Sirene da Mineradora Vale na cidade de Itabira, bem como Nota da própria mineradora que também negou o disparo de alerta.

Cigarra –

Cicadoidea é uma superfamília da ordem Hemiptera, subordem Homoptera, que agrupa os insectos conhecidos pelos nomes comuns de cigarra e cega-rega. Existem mais de 1.500 espécies conhecidas deste insetos (Cigarra). As cigarras também são reconhecidas pela forma característica e pelo tamanho grande, que varia cerca de 15 milímetros até pouco mais de 65 milímetros de comprimento e atingindo até 10 cm de envergadura. Possuem um “bico” comprido para se alimentar da seiva de árvores e plantas onde normalmente vivem.

Matérias relacionadas: 

Vale descarta acionamento de Sirene

SIRENE, tocou ou não, itabiranos mais uma vez em alerta

Poeira da Vale encobre parte de Itabira

Reunião secreta: Aecom encontra trincas em Itabiruçu, diz vereador

Vale suspende operação da barragem Itabiruçu, em Itabira

Vale informa sobre 82 Declarações de Condição de Estabilidade 01/10/2019

Vale retoma obras na Barragem Itabiruçu após uma semana parada 01/08/2019 

Incerteza na barragem de itabiruçu causa pânico em Itabira 27/07/2019 

Falha técnica no acionamento de sirenes em Itabira

Godinho diz que foi erro acionamento de SIRENE da VALE