Acom/PMI

Prefeitura lança revista em comemoração aos dez anos do Saemi

Sistema foi lançado em 2009, para diagnóstico local e planejamento pedagógico em curto, médio e longo prazo.

Nesta segunda-feira (25), às 10 horas, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, ocorrerá o lançamento da Revista Saemi, edição especial em celebração aos dez anos do exame. Comunidade escolar, representantes do Governo Municipal e outros convidados participarão da agenda.

O Sistema de Avaliação das Escolas Municipais de Itabira (Saemi) foi criado em 2009 e, em 2019, completa seu décimo ano ininterrupto de avaliação da educação básica. O exame foi elaborado com objetivos claros: traçar um diagnóstico do ensino e da aprendizagem nas escolas do Município e servir de base para planos de ação em curto, médio e longo prazo.

O Saemi consiste em provas elaboradas e analisadas por uma equipe de professores da Superintendência Técnico-Pedagógica (STP) da Secretaria Municipal de Educação (SME). O público-alvo é formado por alunos do terceiro, quinto e oitavo ano do ensino fundamental. Eles são avaliados em língua portuguesa (leitura e escrita), matemática e conhecimentos gerais.

A avaliação identifica as habilidades em que os alunos tiveram desempenho recomendado, as de desempenho intermediário e as de baixo desempenho. Ainda, percebe quais habilidades foram alcançadas, ou não, pelos alunos. Esse trabalho gera ações individuais e coletivas para serem desenvolvidas em sala de aula.