Acom/PMI

PMI realiza campanha global 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero

Na próxima segunda-feira (25) – Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher – a Prefeitura de Itabira e a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual realizam a abertura oficial da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A Mobilização global da sociedade civil tem o objetivo de sensibilizar, conscientizar e compartilhar conhecimentos relacionados ao tema. A cerimônia será às 16 horas, no Fórum Desembargador Drummond. Na oportunidade, haverá uma entrevista coletiva com a comissão para a prestação de contas do trabalho realizado ao longo deste ano.

Formada por membros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público, polícias Civil e Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Legislativo Municipal e Prefeitura, a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual de Itabira preparou uma programação com diversas atividades, entre elas, palestras, rodas de conversas, caminhada e panfletagem e apresentação cultural. A campanha segue até o dia 10 de dezembro.

Confira a programação:

De 01 a 08 de novembro – Foi realizado roda de conversa nas escolas do Programa Conexão Jovem: Cinema orientado (escolas públicas e privadas)

25 de novembro – Abertura oficial da campanha: Coletiva de Imprensa
Local: Fórum Desembargador Drummond
Horário: 16 horas

27 de novembro – Dia D – Roda de Conversa
Local: Unifei
Horário: 12h às 13h30

28 de novembro – Painel Acita Mulher
Local: Auditório da Acita
Horário: 8h às 10h

30 de novembro – Caminhada e panfletagem
Horário: 8 horas
Local: Saída da Academia Musa (Rua Turquesa, 63, Bairro Major Lage de Baixo)

02 de dezembro – Roda de Conversa
Horário: 19h às 21h
Local: Faculdade Pitágoras

De 02 a 06 de dezembro – Ações nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Programas Saúde da Família (PSF), Saúde Mental e Ceae.

04 de dezembro – Apresentação teatral
Horário: 15 horas
Local: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

De 03 a 09 de dezembro – Palestras e rodas de conversas em empresas do município.

10 de dezembro – Encerramento com a equipe.

Saiba mais
A campanha da Organização das Nações Unidas (ONU), 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher é uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento.

Desde a sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a campanha se inicia em 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher) e vai até o dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). Nesse período, também é ressaltado o dia 6 de dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Em Itabira, este é o quinto ano consecutivo da campanha.