Vale: Simulado de rompimento de barragem em Rio Piracicaba

Acontece no final deste mês, dia 30 de novembro de 2019, o Simulado de Rompimento de Barragem na cidade de Rio Piracicaba.

As Defesas Civis Estadual e Municipal, com apoio da Vale, Prefeitura de Rio Piracicaba e demais órgãos, realizará no próximo dia 30, às 15h, simulado de emergência de três barragens da empresa no município. A atividade é uma ação preventiva e está prevista no Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), atendendo à determinação dos órgãos reguladores.

Mais cedo, às 10h, serão realizadas reuniões prévias em cinco pontos distintos do município, onde a população receberá orientações sobre o funcionamento da atividade. O treinamento envolverá mais de 4 mil pessoas residentes nos bairros que estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Diogo, Monjolo e Porteirinha, todas da Mina Água Limpa. Os empregados da empresa que estiverem trabalhando no dia e horário da atividade também vão participar.

Importante destacar que as estruturas possuem Declaração de Estado de Estabilidade vigente e são monitoradas continuamente.

Fonte: Defesa Civil Estadual