Atletas do Clube Curitibano foram premiados pelo título da competição por equipes (Fotos: CBT-Divulgação)

Clube Curitibano é campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes por Equipes

Competição foi realizada em Florianópolis (SC), na sede da Confederação Brasileira de Tênis.

O Clube Curitibano se tornou o primeiro campeão da história do Campeonato Brasileiro Interclubes por Equipes. Nesta sexta-feira, o campeão somou 68 pontos e ergueu o troféu da competição que foi realizada pela primeira vez por meio de uma parceria da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O Grêmio Náutico União ficou em segundo lugar, com 56 pontos. Em terceiro ficou o Itamirim Clube de Campo, com 54.

Disputada por 18 clubes, a competição começou no último sábado na sede da CBT, em Florianópolis (SC), que conta com uma estrutura com cinco quadras rápidas. Cerca de 150 atletas participaram nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos. O Clube Curitibano também levantou o troféu do Campeonato Brasileiro Interclubes por ter obtido o melhor desempenho no somatório das seis etapas que foram disputadas neste ano em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Criciúma (SC), São Paulo (SP), Caxias (RS) e Curitiba (PR).

“Este foi um ano de trabalho de muita dedicação dos nossos atletas, o que nos deixa felizes pelos resultados alcançados. Das categorias em que participamos aqui, conseguimos chegar às semifinais em sete. Ficamos muitos felizes por essa parceria com o CBC, que permite que nossos tenistas participem de forma ativa de várias competições ao longo do ano”, destaca Rodrigo Ribeiro, que representou o Clube Curitibano como o delegado da equipe na competição.Na categoria 12 anos, a Sociedade Hípica de Campinas ficou com o título no masculino, enquanto o Grêmio Náutico União foi campeão no feminino. Na 14 anos, os garotos do Esporte Clube Pinheiros levaram o ouro, assim como as meninas do Clube Paineiras do Morumby. O Grêmio Náutico União foi campeão na 16 masculino, e o Esporte Clube Pinheiros, na 16 feminino. Na categoria 18 anos, os campeões foram Aeroclube RN e Itamirim Clube de Campo, respectivamente.

A competição por equipes foi disputada nos moldes de tradicionais torneios, como a Copa Davis e a Fed Cup. Cada confronto eliminatório foi disputado em até três partidas, sendo duas de simples e uma de duplas. O campeão ficou com 20 pontos, o vice com 16, o terceiro colocado com 12 e o quarto com 8. O campeão geral foi definido com o somatório de todos os pontos em todas as categorias.

“O balanço da competição foi o melhor possível, com esse modelo inovador que resgata o espírito de competição por equipes dentro dos clubes. Trazer isso para dentro da sede da CBT, a casa do tênis brasileiro, nos dá uma satisfação muito grande, principalmente por ver o brilho nos olhos de todos os atletas e treinadores que passaram por aqui durante toda a semana. Vimos o engajamento muito grande de todos, o que nos faz entender que 2019 foi um ano vitorioso pelo trabalho realizado pela CBT em parceria com as 26 federações e os clubes”, afirma Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis.

GALERIA DOS CAMPEÕES
12 anos M
1 Sociedade Hípica de Campinas
2 Grêmio Náutico União
3 Clube Curitibano
12 anos F
1 Grêmio Náutico União
2 Graciosa Country Club
3 Recreio da Juventude
14 anos M
1 Esporte Clube Pinheiros
2 Clube Paineiras do Morumby
3 Iate Clube de Brasília
14 anos F
1 Clube Paineiras do Morumby
2 Clube Espéria
3 Country Clube de Goiás
16 anos M
1 Grêmio Náutico União
2 Itamirim Clube de Campo
3 Clube dos Funcionários da CSN
16 anos F
1 Esporte Clube Pinheiros
2 Clube Espéria
3 Club Athletico Paulistano
18 anos M
1 Aeroclube RN
2 Clube Curitibano
3 Itamirim Clube de Campo
18 anos F
1 Itamirim Clube de Campo
2 Aeroclube RN
3 Minas Tênis Clube