Acom/PMI

Exposição Solo Sagrado de Pessoas Abençoadas chega a Itabira

A partir desta quinta-feira (19), os amantes das artes plásticas poderão visitar a exposição de esculturas Solo Sagrado de Pessoas Abençoadas. A cerimônia de abertura será às 19 horas, no Museu de Itabira. Na ocasião, o engenheiro metalurgista e responsável pelo Departamento de Metalurgia (Demet) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Maurício de Barros, ministrará a palestra Forjas de Itabira.A mostra, que segue no Museu de Itabira até o dia 22 de março do ano que vem, apresenta obras dos artistas itabiranos Maria das Graças Pires e Júlio Magalhães Pires – mãe e filho – que se dedicam ao enlace da arte. De acordo com os artesãos, a exposição carrega uma leitura introspectiva em suas esculturas, tendo como temática a relação do ferro, dos minerais e das rochas com os itabiranos.

Os artistas se inspiram na vivência diária e concebem obras magníficas e que remetem à essência do solo de Itabira. As esculturas entalhadas em xisto traduzem personagens reais e imaginários do cotidiano local. Já as esculturas de ferro, adornando minerais ou cristais, conduzem a um diálogo silencioso com as riquezas minerais e materiais.Solo Sagrado de Pessoas Abençoadas propõe ainda despertar o imaginário garimpar e lapidar a identidade individual e coletiva, pois, neste contexto, o itabirano e a cultura local são a inspiração e a base de criação dos artistas. Para o prefeito Ronaldo Magalhães “é de extrema relevância para o Museu de Itabira a montagem, concepção e realização de exposições de artistas locais”.

As visitas diárias ao acervo podem se guiadas ou não, a critério do visitante. No Museu também haverá atividades paralelas como o Espaço Interativo com Minerais e Esculturas, oficina e documentários sobre minerais (para escolas ou grupos pré-agendados). Outra novidade nesta mostra é que cada visitante receberá um pequeno cristal com a identificação visual do evento.

Vai lá:
Museu de Itabira
Praça do Centenário, 116 – Centro

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h30.

Telefone: (31) 3839-2992