Acom/FCCDA

Exposição e atrações artísticas encerram dezembro no Centro Cultural

Em novembro de 1979, circulou a primeira edição do jornal O Cometa Itabirano. Com o objetivo de debater política, cultura e ideias, o periódico transformou a realidade social de Itabira, chacoalhou os costumes locais e se tornou uma das mais importantes publicações alternativas no país.

Desde então, passaram-se 40 anos e, com eles, muitas histórias e contribuições com a cidade do Matto Dentro. Para relembrar a trajetória d’O Cometa e celebrar a sua memória, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) inaugura no sábado, 21 de dezembro, às 18h, em sua galeria, a exposição “A Liberdade de Expressão na Trajetória d’O Cometa Itabirano”, que tem curadoria do escultor e cartunista Genin Guerra — um dos fundadores do jornal.

A mostra começou a ser planejada em abril, quando Renata Almada, uma parceira da cultura, procurou a FCCDA e sugeriu a realização de uma atividade em homenagem aos 40 anos d’O Cometa Itabirano. Desde então, o Centro Cultural vem mantendo diálogos constantes com os fundadores do periódico para a montagem da exposição.

Um trabalho que exigiu uma intensa pesquisa no vasto acervo do jornal e mantido por seus fundadores. Além disso, a FCCDA produziu um documentário que conta a origem do icônico jornal — o vídeo será exibido na abertura da exposição e, posteriormente, disponibilizado nos canais de comunicação da instituição.

A exposição “A Liberdade de Expressão na Trajetória d’O Cometa Itabirano” ficará em cartaz até 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. A entrada é gratuita.

Agenda de Natal
Encerrando a programação do mês, acontece no sábado, 21, às 20h, na praça Dr. Acrísio Alvarenga, na região central de Itabira, o espetáculo “Folia de Reis e Pastorinhas”, com o Grupo Folclórico Tumbaitá — que realiza a sua última apresentação em 2019.

Em seguida, o Bloco Altamente leva à praça Dr. Acrísio Alvarenga toda a energia da folia momesca e começa a esquentar os tambores para o Carnaval itabirano. A apresentação também marca a conclusão da oficina “Batucada Brasileira”, que o grupo, em parceria com a FCCDA, realizou nas últimas semanas.

As duas apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Outras informações pelo site www.fccda.com.br ou pelo telefone (31) 3835-2102.