YouTube/ilustração

Os Correios são o maior parceiro do comércio eletrônico

Os Correios são o principal operador logístico do País. Para o segmento de comércio eletrônico, a importância da estatal também é enorme. Cerca de 90% das lojas de e-commerce utilizam os serviços dos Correios para as entregas dos produtos vendidos. Apesar de haver centenas de outras operadoras no território brasileiro, a maioria das lojas virtuais escolhem os serviços da estatal.

A força dos Correios no comércio eletrônico brasileiro pode ser vista principalmente no período de fim de ano. Em ações comerciais como a Black Friday e durante o Natal, o número de entregas realizadas pela estatal é recorde. Neste ano, em um único dia, durante a Black Friday, a empresa distribuiu mais de 2 milhões de encomendas, atingindo uma marca histórica. No ano passado, esse volume ficou em 1,5 milhões de objetos. A logística envolvida é grandiosa. Só de veículos foram mais de 24 mil utilizados.

A preparação por parte da estatal para lidar com operações como as de fim de ano ocorre bem antes. As ações desse período representam a parte mais visível da experiência que os Correios têm com processos de logística. Ser a preferência dos empresários do e-commerce tem uma explicação: os Correios possuem presença em todo o território nacional (indo em localidades onde outros operadores não chegam), possuem credibilidade junto à população e são eficientes. O índice de qualidade operacional da empresa atualmente está na casa dos 98%. Isso quer dizer que de cada 100 encomendas, 98 chegam rigorosamente no prazo.

Com a presença em todo o território nacional e a preferência dos empreendedores do segmento de comércio eletrônico, os Correios dão uma grande contribuição para as inúmeras cidades brasileiras. A estatal desempenha um importante papel para o desenvolvimento de inúmeros municípios, pois integram economicamente diversas regiões do Brasil aos principais polos comerciais do País.