Metabase/divulgação

PLR da Vale será paga em 1° de Março

PLR 2019 SERÁ PAGA EM 1° DE MARÇO! METABASE ALERTA SOBRE MANOBRAS E ASSÉDIOS CONTRA MINAS GERAIS E TODO SISTEMA SUDESTE NA PLR 2021!A primeira reunião que abriu discussão sobre o modelo de PLR exercício 2020 Pagamento 2021 teve como temas centrais dois quesitos :

  • Modelo atual e futuro da Participação nos lucros e resultados
  • Pagamento da PLR 2019 em março.

O presidente André Viana definiu a 1º reunião de PLR como tensa e importante nesta terça dia 07 de janeiro. A reunião aconteceu na sede do Sindicato Metabase, com a presença de vários diretores da instituição e representantes da Vale. Representando a Empresa esteve presente o Gerente de Infraestrutura de Mina André Carmo e o Relações Trabalhistas Divino Andrade.

Para o presidente André Viana os pontos positivos sobre a PLR 2019 que já estão definidos em acordo são:

  • Pagamento da PLR no dia 1 de março
  • Mesmo com o crime socioambiental de Brumadinho a Vale está atingindo praticamente a nota máxima dentro do valor global o que sujeita a empresa o pagamento de PLR neste ano!
  • O gatilho que fomenta o cálculo para o EBITDA, já foi atingido também. Este gatilho é super importante para plenitude da PLR.
  • Não há ainda previsão de valores devido ao fechamento e relatório anual do mercado bem como a análise do painel de metas que define várias questões regionais e locais das unidades da empresa!

COVARDIA E CANALHICE! EU DEVO?

  • Mesmo com o minério atingindo excelentes preços e a produção em unidades como Itabira e Carajás atingindo números bons frente a situação de Brumadinho, a Vale anunciou que vai descontar o restante de meio salário que ela emprestou aos trabalhadores em 2015! “Humanização? Aprendeu alguma coisa com Brumadinho?” (Questiona André Viana), completando : “ITABIRA foi a única unidade em Minas que não parou sua produção pós Brumadinho!”
  • PLR 2021! Minas e Sistema Sudeste em Risco! Somos VALE OU AMBIVALE???

Executivos da AMBEV que caíram na Vale de paraquedas com salários astronômicos, como é o caso do atual Presidente Eduardo Bartolomeo, tem tentado através de seus designados, também com altos cargos e salários, disseminar uma tentativa covarde de mudança no modelo de PLR para o ano de 2021 com a canalha justificativa que o modelo atual (que já não é dos melhores) é agressivo demais. De fato o mandatário “tem razão”, agressivo contra os funcionários!  Na reunião a diretoria questionada sobre qual sugestão de modelo é interessante foi unânime em responder :”Divida os lucros por partes iguais entre todos sem distinção de cargos e salários como é hoje! É um absurdo uma empresa pagar 60 milhões de reais para um Presidente como pagou para Murilo Ferreira em 2017 e querer agredir os funcionários que já são tão mal remunerados! Somos VALE ou AMBEVALE?” Questionou e ironizou André Viana.

  • NOVOS MANDATÁRIOS DA “AMBEVALE” QUEREM PROMOVER SEGREGAÇÃO GEOGRÁFICA NA EMPRESA JOGANDO NORTE CONTRA SUDESTE!

O clima esquentou na reunião quando houve percepção de que existe na Vale uma corrente que quer regionalizar o tema PLR, que hoje é Global! Existe um lobby de uma minoria poderosa na empresa que visa desvalorizar o sistema Sudeste que inclui ITABIRA, toda Minas Gerais e Espírito Santo em detrimento do Sistema Norte composto por Pará e Maranhão. O presidente do Metabase subiu o tom “Quem descobriu Carajás foi um mineiro de Nova Era, quem construiu o sistema norte foi a mão de obra e inteligência de Minas Gerais, inclusive de Itabira, o dinheiro que aportou o norte saiu do Sudeste, o atual diretor mandatário do Norte foi criado em Itabira o senhor Padovezi, e agora os covardes querem desrespeitar nosso estado e nossa cidade! Não aceitaremos essa canalhice e vamos atuar não só sindicalmente como também politicamente para termos nosso respeito e reconhecimento! Sem falar que o sistema Sudeste é responsável pela segunda maior produção de minério de ferro da empresa no mundo!” André Viana pretende fazer grandes frentes e atuações neste ponto a nível Municipal, Estadual e Federal. “A luta é difícil e árdua mas é impossível não lutar em todas esferas! Lutar significa nossa sobrevivência!”

—Próxima reunião de PLR está pré-agendada para o dia 14/01/2020

—O sindicato deverá realizar uma Assembléia até o final deste mês para discutir o tema PLR.