Acom/PMSM

Santa Maria passa a contar com nova equipe ESF

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria de Itabira realizou, no dia 07 de janeiro, uma série de reuniões para apresentar a nova equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que passará a integrar a estrutura de atenção básica do município. Com a equipe “Maria Prexedes”, nomeada em homenagem a uma personalidade histórica da Comunidade Quilombola do Barro Preto, a cidade passa a contar com 4 equipes, sendo realizada uma redistribuição das localidades atendidas pela ESF da Vila Marília Costa, desafogando a alto fluxo de pacientes da unidade.
A nova equipe ESF atuará em regime itinerante, contando com 3 locais de atendimento em sistema de agendamento de consultas, buscando garantir o menor deslocamento e conforto das comunidades atendidas. Os atendimentos acontecerão nas localidades do Morro Escuro, Chaves e Barro Preto, mas englobando as comunidades do Funil, Taquaral, Matusalém, Barra, Vai e Vem, Lavoura, Comandante e Rio Parque, além das residências que margeiam a MGC-120 entre a saída da cidade e o Chaves.
.
A busca de recursos e autorização para funcionamento da nova equipe ESF, junto ao Ministério da Saúde, começou em 2018, com o intuito de distribuir os mais de 4 mil habitantes que compunham a área territorial da unidade da Vila Marília Costa. Com as atividades iniciadas, a ESF “Maria Prexedes” passará a ser responsável por 1.854 habitantes das comunidades de sua área e a Vila Marília Costa terá sua abrangência reduzida para 2.700 pessoas, dando melhor qualidade também em seu atendimento.
As reuniões com a comunidade foram realizadas nas localidades onde acontecerá o atendimento agendado: Morro Escuro, Chaves e Barro Preto.
.
O prefeito Reinaldo das Dores Santos acompanhou a equipe da ESF durante esses momentos de apresentação e frisou que “apesar de todas as dificuldades que passamos ao longo dos últimos anos, inclusive com a falta de repasses para a saúde, sempre tivemos o compromisso de trazer melhor qualidade e buscar humanizar ainda mais o atendimento dos pacientes de Santa Maria de Itabira”. O vice-prefeito André Lúcio Torres, a Secretária Municipal de Saúde e o Chefe de Gabinete também estiveram presentes.
.
A nova equipe iniciou seus trabalhos na quarta (08), na Comunidade do Barro Preto, permanecendo por lá até a próxima segunda, quando passará a atender, de acordo com um cronograma, também nas outras duas localidades: Morro Escuro e Chaves. As Agentes Comunitárias de Saúde farão visitas às residências da área de atuação para atualizar as famílias com o novo enquadramento.