Devido às chuvas, foi instituído um Gabinete de Resposta à Crise

Em um Comunicado Oficial foi criado um Gabinete de Resposta à Crise pelo Senhor Alex de Freitas prefeito de Contagem. 

Ver mais +

Confira abaixo na integra deste documento:

Prezados moradores e transeuntes do município de Contagem, tendo em vista as fortes chuvas ocorridas, principalmente, no dia 19 de janeiro do corrente ano, por volta das 16h, que acarretaram estragos nas estruturas de residências, bem como de vias públicas, o Senhor Prefeito Alex de Freitas instituiu um Gabinete de resposta à crise.

Clique na imagem e veja vídeo da enxurrada

Este Gabinete multidisciplinar é composto por todo o secretariado municipal e, suas decisões, bem como ações conjuntas, são coordenadas pela Secretaria de Defesa Social, que, diuturnamente, recebe inúmeras demandas e gerencia os escassos recursos e meios, da forma mais eficiente, segura e estratégica, com o objetivo de restabelecer o mais rápido possível a situação de normalidade em Contagem.

As chuvas ocasionaram prejuízos e clamor social em toda a cidade. Contudo, as Vilas São Paulo, Sapolândia, Barraginha, Frigo Diniz/Samag, Itaú e Da Paz foram as mais atingidas e recebem uma atenção mais pormenorizada do Gabinete.

Até esta data, os esforços integrados, compartilhados e, principalmente, unidos por uma corrente do bem, gradativamente, e dentro das possibilidades, atendem às famílias assoladas.

E para reiterar o compromisso de total transparência e publicidade deste gabinete, repassamos as seguintes ações executadas:

  1. a) resgate e socorro inicial das pessoas nas principais áreas atingidas, momento em que reconhecemos e agradecemos, profundamente, a atuação direta da Polícia Militar Minas de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de MG, Guarda Civil de Contagem, Defesa Civil de Contagem e vários heróis anônimos que arriscaram as próprias vidas no momento do clamor;
  2. b) o acolhimento de desalojados, desabrigados, deficientes, dentre outros, momento que reconhecemos e agradecemos às Secretarias e suas estruturas municipais, à Defesa Civil Estadual e demais instituições da sociedade;
  3. c) desobstrução de becos, vias e demais acessos pela Secretaria Municipal de Obras e Transcon;
  4. d) limpeza dos perímetros urbanos e das áreas residenciais, situação que, até este momento, continuamos, enfaticamente, realizando, devido à grande quantidade de entulhos gerados;
  5. e) estabelecimento de abrigos temporários e estruturas para recebimento, triagem e destinação de doações onde a população atingida vem recebendo colchões, alimentação, roupas, materiais de limpeza, medicamentos, etc., com constante acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Assistência Social; f) desde a noite de domingo (19/01), os trabalhos técnicos de engenharia foram iniciados e encontram-se com cerca de 50% das demandas atendidas, e, tendo em vista a necessidade e aprimoramento das ações, foi implementada “uma força tarefa de engenheiros” que compõem o governo municipal e sob a coordenação da Secretaria Municipal de Habitação;
  6. g) o efetivo, tanto da Polícia Militar, quanto da Guarda Civil de Contagem, foi posicionado, estrategicamente, e reforçado nas áreas mais vulneráveis, o que possibilita o retorno da normalidade e a garantia de segurança, tanto das equipes que trabalham, quanto da população atingida. A Guarda Civil de Contagem, ainda, realiza o transporte e distribuição de ajuda humanitária, em apoio à Defesa Civil Municipal.

Informamos ainda que, em alinhamento com o Governo Estadual e Federal, foi decretado estado de emergência, Decreto 1.405 de 20/01/2020, para fins de melhor atuação na resposta do desastre, dar condições técnicas das secretarias e seus agentes, bem como garantir direitos e benefícios às pessoas atingidas.

Solicitamos que as pessoas não voltem aos locais de risco, indicados pela Defesa Civil, não utilizem gêneros alimentícios ou água que tiveram contato com impurezas e que compareçam aos postos de saúde, de cadastro e demais atendimentos disponibilizados pela Prefeitura de Contagem.

Finalizamos com a informação de que este Gabinete de resposta à crise só será desmobilizado após a regularização e retomada da maior parte das rotinas da população atingida.

O referido documento é datado desta terça-feira(21), e foi assinado por Décio Camargos, que é Secretário Municipal de Defesa Social e Coordenador do Gabinete de Crise, da cidade de Contagem (MG).