Rede Social/divulgação

Chuva: BH debaixo d’água novamente

Em Belo Horizonte vários bairros estão debaixo d’água com uma chuva que durou três horas e foi suficiente para produzir um volume pluviométrico de 183 milímetros, voltando a arrasar tudo em várias avenidas e ruas da capital. 

O forte temporal já era esperado pois a Defesa Civil Estadual vem anunciando e alertando desde a tarde desta segunda-feira (27), mas sempre as pessoas ficam esperando que os meteorologistas possam estar errados e em alguns caso até subestimam os dados e acabam levando uma rotina normal até serem surpreendidos pela chuva e vento forte.

O temporal desta noite castigou bastante a região dos bairros Lourdes, São Bento, Centro e Belvedere, onde tiveram registros de alagamento e muito estrago. O vento forte e a chuva também provocou danos até no BH Shopping, onde tiveram pontos de desabamento do forro de gesso do teto. Isso acabou assustando muita gente que frequentava o local.

A Defesa Civil registrou que em Belo Horizonte, num curto período de tempo, 183 milímetros de água da chuva que caiu. Caso os números sejam confirmados, a quantidade de água é superior, inclusive, a de sexta-feira, o maior volume da história de BH, quando choveu, em 24 horas, 171 milímetros na capital.

O bairro Barreiro também foi bastante castigado, com um volume pluviométrico de cerca de 132,8 milímetros; depois vem a região Oeste, com 101,6 milímetros, onde na região do Buritis, a enxurrada chegou a arrastar alguns veículos.

Volume de água entre 19h e 22h de terça (28):

Centro-Sul: 175,6 mm

Barreiro: 132,8 mm

Oeste: 101,6 mm

Leste: 56 mm

Noroeste: 41,2 mm

Nordeste: 18,2 mm

Pampulha: 10,6 mm

Norte: 4,2 mm