Acom/PMSB

Mobilização faz minimizar impacto das chuvas

Balanço: São várias máquinas pesadas, caminhões Truck e caminhões pipas, do Município e de empresas parceiras, trabalhando desde sábado na desobstrução de vias e limpeza das regiões afetadas, bem como, abastecendo residências. São 52 servidores envolvidos no trabalho.

Famílias e empreendimentos atingidos
Após uma semana de intensas chuvas, que elevaram o nível do rio Conceição/Santa Bárbara a cerca de 8 metros, algumas famílias já começaram a voltar para seus lares, como é o caso das 28 hospedadas em caso de familiares.

Ainda há seis famílias, num total de 22 pessoas, abrigadas pela prefeitura no Colégio Municipal Afonso Pena (Comap). Elas continuam sendo assistidas por profissionais das áreas de Assistência Social e Psicologia, e recebendo café da manhã e da tarde, almoço e jantar.

Neste contexto, foram ofertados carros de pequeno porte para transporte de pessoas. Além disso, foram ofertadas cestas básicas e medicamentos.

Além dessas famílias, empreendedores do ramo supermercadista, de saúde, de alimentação, de autopeças e de combustíveis, também tiveram prejuízos com mercadorias e objetos da rotina de trabalho.

O município também sofreu danos na infraestrutura, no que diz respeito a pinguelas de acesso a pedestres e campos de futebol, em Brumal e na sede, bem como, na rede de água de abastecimento de distritos.

Neste momento, são 52 servidores das secretarias de Desenvolvimento, Mobilização e Proteção Social; Infraestrutura e Urbanismo; Saúde e Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável envolvidos no trabalho.Garantia e acesso
Desde o último fim de semana, a equipe de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura está trabalhando para a liberação de estradas de acesso a João Monlevade, Refórgio, Florália, Paciência, André do Mato Dentro, Cruz dos Peixotos e Bateias.

Nosso pessoal trabalhará, ainda, na liberação do caminho que liga a sede a Conceição do Rio Acima e Vigário da Vara, onde os acessos estão restritos.

Neste momento, a prioridade é viabilizar o acesso, posteriormente, com o tempo estabilizado, começarão as intervenções rotineiras de manutenção de todas as estradas vicinais.

Maquinário e caminhões
Para o trabalho de liberação das estradas e transporte de móveis, bem como outras cargas demandadas por aqueles que foram atingidos pelas chuvas, foram disponibilizados, neste momento:
– 2 Retroescavadeiras
– 2 Patrols
– 2 caminhões Truck
– 2 caminhões de carroceria
Há, ainda, caçambas atendendo a demandas na área central e nos distritos.Abastecimento e limpeza dos espaços
Já estão sendo disponibilizados 6 caminhões pipas, sendo um de água potável. São parceiras nessa ação, as empresas AngloGold Ashanti, Cenibra, GSM e Jaguar. Neste contexto, já foram abastecidos, com água potável, o distrito de Brumal e a comunidade do Carrapato. Já na Praia, no Centro e nos distritos de Barra Feliz e Brumal, foram enviados caminhões pipas de água não potável para limpeza dos espaços.

Levantamentos técnicos
Neste momento, a Prefeitura está com quatro equipes, compostas por um agente de saúde, um assistente social e um membro da Defesa Civil Municipal visitando as áreas atingidas.

O objetivo é fazer um levantamento do que as famílias perderam, bem como identificar se não há outras pessoas atingidas e ainda não mapeadas, necessitando do auxílio do poder público. Há, também, uma equipe de engenheiros realizando visita técnica para análise estrutural dos imóveis.

Análise ambiental
A Prefeitura também está atenta a necessidade de poda ou supressão de árvores que ofereçam risco a segurança da população. Neste contexto, temos uma engenheira ambiental realizando análises técnicas.

Solicitação de água
As famílias atingidas pelas chuvas que necessitarem de água potável ou para limpeza, podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento, Proteção e Mobilização Social, localizada na rua João Mota, nº 10, Centro. O telefone (31)3832-1170.

Lâmpadas queimadas
Em caso de lâmpadas queimadas nos postes, basta ligar para o Consmepi para que a troca seja efetuada. Os telefones são 0800 666 2001 e (31) 99750-8166 (Whatsapp).

Planejamento 
A Prefeitura tem empreendido diversas ações e providências em um planejamento, na vertente social e financeira, para restabelecer a normalidade dentro do Município. A Secretaria de Desenvolvimento, Proteção e Mobilização Social tem trabalhado, sem interrupções, e está à disposição para atender quaisquer demandas da população atingida.

Solidariedade
No que diz respeito as doações, a Prefeitura agradece e reforça que a Secretaria de Desenvolvimento, Mobilização e Proteção Social continua recebendo os donativos e está à disposição caso das pessoas que não puderem levar os itens a serem doados até a sede da Secretaria. Basta ligar no número (31) 3832-1170 que a nossa equipe busca a doação.