Arquivo/AL

Vereador quer que Vale priorize mão de obra local

A manifestação promovida por desempregados em Itabira na tarde de ontem (11), em frente ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), movimentou os debates entre os vereadores, durante a reunião ordinária na tarde de ontem.  O protesto, que teve até fogo em caixotes e trânsito paralisado na avenida das Rosas, demonstrou a situação crítica vivida pela população.

Após inúmeras manifestações de apoio aos desempregados, o vereador Solimar José da Silva (SD) encaminhou um oficio à Vale, solicitando aos representantes da mineradora uma reunião, cujo o objetivo é solicitar a empresa que “priorize a contratação de mão de obra local nas devidas ampliações”. A reunião, especificou o vereador, seria em conjunto com representantes da Prefeitura e uma comissão formada por vereadores.

“As empresas deveriam priorizar pelo menos 70% da mão de obra local. Desde essa época [2009] todas as vezes que tem uma ampliação dos serviços da Vale e que necessita de uma quantidade de mão de obra maior existe este problema. Já fizemos reunião com a Vale várias vezes e não obteve sucesso. Vamos tentar de novo e ver se na semana que vem a gente faz essa solicitação de contratação dos itabiranos”, ressaltou o vereador.