Transita e PM fazem blitz na porta de escolas

Acom/PMI

Nesta semana, agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e policiais militares abordaram – blitz educativa – cerca de 500 pais e professores, em escolas públicas e privadas, promovendo a campanha Volta às Aulas – Trânsito, Educação e Vida.

A equipe fiscalizou até agora, 60 veículos especificados como transporte escolar. Em uma blitz da campanha, realizada na tarde de ontem (13), na avenida Rio Doce, no bairro Areão (Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira), uma Kombi que executava serviços de escolar foi apreendida por não ser caracterizada e autorizada para a função, bem como seu condutor não tinha curso específico para conduzir estudantes.

Na mesma operação, uma Sprinter foi retida pelos policiais, pois o motorista não era habilitado para dirigir transporte escolar. Ele foi multado e liberado depois que outro condutor – devidamente autorizado – retirou o veículo.

A campanha acontece até quinta-feira (20) da próxima semana. No entanto, a fiscalização permanece ao longo do ano.Trânsito, Educação e Vida

A campanha tem como objetivo garantir mais segurança aos estudantes na entrada e saída das escolas. Os agentes da Transita estão designados a orientar os pais quanto ao transporte correto das crianças, quais são os equipamentos de segurança exigidos, estacionamentos, paradas e a importância de preservar a própria segurança e a dos outros usuários das vias públicas.

Já os fiscais de transportes públicos são responsáveis por instruir motoristas e usuários de transportes escolares em relação ao comportamento seguro durante a viagem, além do embarque e desembarque. Também participam da campanha os policiais militares, que vistoriam a documentação necessária dos condutores e veículos.

Matérias relacionadas

Transita inicia vistoria do transporte escolar nesta quarta

Transita e PM fazem blitz na porta de diversas escolas