Prefeitura de Santa Maria busca recursos para reconstrução de pontes

Com as chuvas seguido de tempestade dos últimos meses a cidade de Santa Maria de Itabira passou por várias situações, como alagamentos e pontes destruídas, assim a Prefeitura esta busca recursos emergenciais do Governo Federal para reconstrução das pontes.

Após as intensas chuvas acontecidas no fim de janeiro, que levaram o município a decretar Situação de Emergência, devido à intensidade da destruição, a Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, finalizou o levantamento das pontes destruídas ou amplamente danificadas na zona rural.

O levantamento, assim como as planilhas de custos para a reconstrução foram encaminhadas, via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (www.s2id.mi.gov.br), para solicitação de recursos federais à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. No total, 10 pontes de porte médio a grande foram relacionadas, sendo 5 de madeira, 4 de arame e uma de concreto, totalizando R$ 483.147,77.

O processo aguarda análise, em Brasília, cuja resposta sairá em alguns dias, uma vez que é uma das respostas emergenciais disponibilizadas pelo Governo Federal.

Como não há ressarcimento dos gastos já realizados pelo município nos primeiros dias da recuperação, com limpeza de ruas, máquinas e caminhões para restabelecimento das estradas rurais destruídas com quedas de barrancos e mobilização de equipes para ações rápidas de manutenção, os cofres municipais receberam esse baque inesperado que ainda está sendo contabilizado, mas já ultrapassa a casa dos milhares de reais.

RECURSOS DISPONIBILIZADOS

Durante visita a Minas, no dia 30 de janeiro, ao lado do Governador Romeu Zema, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 892 milhões para a recuperação de municípios afetados pelas fortes chuvas que atingiram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.