Rompimento de barragem em Novo Cruzeiro deixa vítimas e casas inundadas

O Rompimento de uma barragem na cidade de Novo Cruzeiro (MG) deixou várias vítimas e casas inundadas de lama. 

1) HISTÓRICO – Nesta segunda-feira, 30 de março de 2020, por volta das 17h, uma barragem de água numa propriedade particular no Distrito Córrego Saudade (Novo Cruzeiro) se rompeu, liberando toda a água contida na estrutura à jusante da barragem.

2) DADOS DO EVENTO – O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Novo Cruzeiro, Sr. Antônio Carlos, juntamente com a Polícia Militar de Meio Ambiente se deslocou para o local no intuito de levantar os danos e mensurar os fatos.

A estrutura da barragem, segundo as equipes in loco, tem extensão de 1,4 km por aproximadamente 1,5 m de profundidade. Ela está localizada em propriedade particular e em zona rural, a 10 km da sede do município. Por se tratar de uma área com pouca iluminação e considerando o anoitecer, a equipe não conseguiu visualizar completamente o cenário e toda a extensão da área atingida.

Até as 20h20 foram identificadas 5 (cinco) famílias que tiveram suas residências atingidas (de acordo com os moradores da região, à jusante da estrutura tem aproximadamente 20 casas).

Com o primeiro levantamento notou-se que o rompimento afetou a lavoura e danificou alguns maquinários utilizados na agricultura. Uma das famílias, cuja residência sofreu aparentemente o pior impacto, vai permanecer na residência durante a noite para iniciar uma limpeza no local.

O Agente Regional da 15ª Região, Sgt Teófilo, está acompanhando a evolução do fato e se deslocará pela manhã para prestar suporte e acompanhar os órgãos que foram acionados em decorrência do rompimento (IOF, EMATER, Assistência Social do Município e o Núcleo de Emergências Ambientais).

A Polícia Militar está tentando localizar o proprietário do empreendimento.

3) DANOS – Danos – em levantamento (até o momento 5 residências atingidas por água e lama).

4) VÍTIMAS – Em levantamento (até o momento 5 famílias).

5) ASSISTÊNCIA AOS ATINGIDOS – Defesa Civil do Município e Secretaria de Assistência Social levantando os danos humanos para iniciarem o suporte.

7) AÇÕES DA CEDEC – Acompanhamento através do Plantão.

8) CONTATOS REALIZADOS – COBOM Compdec de Novo Cruzeiro – Antônio Carlos
Agente Regional – Sgt Teófilo
PMMG – Sgt Darci.

9) IMAGENS – Em levantamento (até o momento 5 famílias).