FCCDA: Edital de credenciamento permitirá apresentações artísticas digitais

Com o objetivo de estabelecer um calendário artístico e fomentar o setor em Itabira neste período de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), juntamente com a Prefeitura Municipal de Itabira, retificou nesta sexta-feira, 29 de maio, o seu edital de credenciando de artistas para o calendário cultural de 2020. Agora será permitida a contratação de conteúdo e apresentações artísticas digitais para exibição nos canais de comunicação da instituição.

Desde março, como medida de combate ao COVID-19, eventos, apresentações culturais e atividades que possam aglomerar pessoas estão suspensas na cidade — como determina o decreto municipal Nº 3.248/2020. Assim, a FCCDA optou por utilizar a internet como forma de oferecer arte à população itabirana e estimular os profissionais da cultura a seguirem produzindo.De acordo com o edital de credenciamento, os interessados podem se inscrever em três modalidades:
Modalidade 1: Circulação de Eventos, Apresentações e Espetáculos (circo, dança e teatro);
Modalidade 2: Formação e Experimentação (oficinas, palestras, contação de histórias, performances poéticas, exposições de artes plásticas ou visuais e mostras de vídeo ou cinema);
Modalidade 3: Música (shows, recitais, concertos, dentre outros).

Podem participar do credenciamento pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEI), sendo que cada artista poderá inscrever até três projetos. O conteúdo a ser produzido precisa exclusivo, não tendo sido exibido em outros locais e a gravação do material, sob responsabilidade do profissional contratado, deve seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes a pandemia.

Especialmente para as primeiras contratações desses conteúdos online, os interessados podem se inscrever até 12 de junho. Para atender futuras contratações, o credenciamento permanecerá aberto até o dia 30 de novembro.

As inscrições no edital de credenciamento de artistas acontecem por meio de preenchimento de um formulário online disponível no site www.fccda.com.br e anexar nele, por meio de serviços de compartilhamentos de arquivos (como Google Drive, DropBox, WeTransfer etc.), a documentação artística exigida.

Dúvidas
A FCCDA disponibilizou o e-mail licitaçã[email protected] para esclarecimentos sobre o cadastramento de artistas. Na próxima semana será lançado nos canais de comunicação da instituição uma série de vídeos explicativos sobre esse processo.

Clique aqui e acesse o edital de credenciamento de artistas.

90 anos do livro “Alguma Poesia”
Lançado em maio de 1930, “Alguma Poesia” é o primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade publicado — em 500 exemplares lançados por uma então Edições Pindorama.

Em 2020, essa importante publicação completa 90 anos. Para celebrar a data, a FCCDA lançou nesta sexta-feira, 29, uma página em seu site dedicada ao livro. Nela é possível encontrar curiosidades, artigos, fotos e vídeos com comentários e declamações de poesia.

Clique aqui e acesse a página especial sobre os 90 anos de “Alguma Poesia”.

46º Festival de Inverno de Itabira
Para avaliar as propostas classificadas no edital de seleção para o 46º Festival de Inverno de Itabira, a FCCDA designou os avaliadores para cada categoria:
Categoria 01 — Circulação de Eventos, Apresentações e Espetáculos (circo, dança e teatro): Reinaldo Ângelo Guerra, José Nildo Bezerra Monteiro e Maria Mercês Moura Andrade;
Categoria 02 — Formação e Experimentação (oficinas, palestras, contação de histórias, performance poéticas, exposições, mostra de vídeo/cinema, lançamento de livros): Jaqueline de Freitas Veloso, Sheila Furtado Kimura e Delci Cristina Martins Alves.
Categoria 03 — Música (shows, recitais, concertos, entre outros): Marcos do Socorro Borges, Paulo Márcio Guerra Bretas e Janaína Mara da Silva e Mendonça.

Clique aqui e acesse a portaria de nomeação da Comissão de Seleção de Propostas.

Outras informações pelo site www.fccda.com.br ou pelo telefone (31) 3835-2102.