Foto: Sarah Torres/ALMG

Presidente da ALMG se reúne com TCU por ferrovias mineiras

Encontro remoto, realizado nessa terça-feira (9), tratou da renovação das concessões da malha estadual.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), debateu, em reunião remota com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, a situação das ferrovias mineiras. O encontro, realizado nessa terça-feira (9/6/20), também contou com a participação do presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da ALMG, deputado João Leite (PSDB).

Agostinho Patrus defendeu o fortalecimento do modal ferroviário no Estado – Arquivo ALMG – Foto: Willian Dias

De acordo com Agostinho Patrus, foi reafirmado na reunião a necessidade da ampliação do debate sobre a renovação dos processos de concessão da malha ferroviária de Minas. “Nossa preocupação é com o fortalecimento deste importante meio de interligação regional e escoamento da nossa produção”, disse. Para o deputado, Minas Gerais tem no agronegócio e na mineração as bases da economia, o que torna fundamental a busca pelas devidas contrapartidas ao Estado.

O presidente da ALMG salientou, ainda, que o ministro Bruno Dantas, relator do processo que trata do assunto no TCU, mostrou-se sensível às demandas de Minas. “Nosso pleito é fundamentado, sobretudo, na busca por maior competitividade dos diversos setores da economia mineira”, reforçou.

Agostinho Patrus reconheceu, ainda, a importância da atuação da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da ALMG na busca por recursos e investimentos para o setor e disse que pretende enviar um memorial de informações ao TCU para destacar a importância da malha ferroviária mineira para o País.