Ascom/PMI

Aberto credenciamento de expositores para Feira do Parque da Água Santa

Credenciamento, que começa na terça-feira (7), será realizado por agendamento para evitar aglomeração. O prazo de validade das credenciais será de um ano, com a possibilidade de prorrogação por igual período até o limite de cinco anos.

A partir de terça-feira (7), a Prefeitura de Itabira/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) abre o credenciamento para os expositores que foram classificados e desejam integrar a Feira de Artes, Artesanato e Produtos de Variedades de Itabira (Feira do Parque da Água Santa). O credenciamento, que segue até o dia 21 de julho, acontecerá no Museu de Itabira (Praça do Centenário, 116, Centro), por meio de agendamento pelos telefones 3839-2992 (Museu) e 3839-2525 (SMDECTIT) para evitar a aglomeração de pessoas. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h.

A convocação dos candidatos será realizada pela Coordenação da Feira do Parque da Água Santa por e-mail, telefone e publicação no Diário Oficial do Município. Caso o expositor não compareça no dia e horário marcados, perderá o direito ao credenciamento. No ato da habilitação, o expositor receberá uma credencial individual, com validade de 12 meses; crachá de identificação, também com validade de 12 meses, para o expositor titular e seu representante (se indicado no formulário de inscrição); mapa da feira com indicação do local das barracas, que serão escolhidas de acordo com a ordem de classificação por categoria, conforme pontuação da comissão avaliadora.

O classificado deverá levar documento de identificação e duas fotos 3×4. Aquele que quiser indicar um preposto deverá apresentar a documentação que consta no item 4 do Edital Chamamento Público para Cadastramento de Expositores, além de uma foto 3×4 do representante, seguindo as mesmas condições de participação descritas no item 2 do edital.

O prazo de validade das credenciais será de um ano, prorrogável por igual período até o limite de cinco anos. Por interesse público, é concedido ao Município, por ação do poder executivo, revogar a autorização a qualquer tempo, sem que caiba ao titular ou preposto do documento direito à retenção ou qualquer indenização.

De acordo com o edital que rege o credenciamento, estão previstas 60 vagas para expositores, divididas nas seguintes categorias: oito para artes plásticas, 40 para artesanato, e 12 para produtos alimentícios e bebidas (de produção não industrial, exceto cervejas, ou feita em larga escala pelo comércio local). O candidato e seus produtos foram avaliados por uma comissão especial, que considerou quesitos como criatividade, referência à cultura local, tradição, consciência ambiental, entre outros.

“Por meio do edital, vários artesãos se candidataram e foram selecionados conforme critérios estabelecidos. É chegado o momento do credenciamento destes artesãos de forma a deixar tudo preparado para que, assim que ocorrer a mitigação desta adversa pandemia, possamos iniciar a feira do parque”, explicou o secretário da SMDECTIT, José Don Carlos Alves Santos.

A Feira

A Feira do Parque da Água Santa será lançada tão logo Itabira sair do estado de calamidade pública em saúde, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O local busca reunir produtos de artesanato, artes plásticas, alimentação, bebidas e produtos não industrializados. O mercado será realizado todo domingo, das 9 às 13 horas, em frente ao parque, próximo ao Terminal Rodoviário Genaro Mafra.

De acordo com o secretário municipal José Don Carlos, “diante da conjuntura atual, o credenciamento, etapa integrante do edital, está sendo providenciado para que, assim que houver uma flexibilização do isolamento devido à Covid-19, a feira possa ser inaugurada”.

Já para o prefeito Ronaldo Magalhães a feira proporcionará “dias melhores para vários artesãos e artistas do nosso município, pois, além das atrativas barraquinhas, haverá um espaço cultural para que os artistas possam fazer suas apresentações. Desejamos ainda possibilitar diversão e entretenimento para toda a família, fazendo com que esta conjunção gere desenvolvimento econômico-social dentro de um ambiente saudável”.

Outras informações pelos telefones 3839-2992 (Museu de Itabira) e 3839-2525 (SMDECTIT).

Veja também

Crise causa impacto na indústria, que precisa de mudança, diz CNI