Ilustração/Pixabay

UPA de Barão vai receber R$ 1,2 milhão para garantir funcionamento 24h

Repasse do Ministério da Saúde tem o objetivo de garantir que a unidade funcione todos os dias da semana, 24 horas por dia.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Luis Alberto Pinto, no município de Barão de Cocais/MG, vai receber R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde. O repasse vai servir para a manutenção mensal da unidade, conhecida como UPA 24h Nova.

O valor é dividido em parcelas mensais e visam garantir o funcionamento do estabelecimento por 24 horas em todos os dias da semana. O custeio ajuda a manter a equipe de assistência multiprofissional, investir na humanização e acolhimento ao paciente, insumos, equipamentos de proteção individual (EPI’s) e manutenção preventiva das unidades, por exemplo.

As UPAs atendem os pacientes de urgência e emergência e são responsáveis pelo primeiro socorro nos casos de natureza cirúrgica e de trauma. A depender do diagnóstico, encaminham o paciente aos serviços hospitalares de maior complexidade especializados, o que ajuda, na teoria, a reduzir a superlotação em hospitais gerais e prontos socorros.

Felipe Moura

Veja também

SMS pede colaboração da comunidade para mapear avanço da covid-19