Ascom/PMI

SME anuncia entrega do segundo caderno de atividades

Além das apostilas didáticas, novidades como aulas on-line e via emissora de rádio estão programadas. As medidas foram oficializadas pela Resolução SME 003, de 1º de julho.

Com a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Educação (SME) busca soluções para minimizar os impactos negativos das medidas de isolamento e alternativas para dar continuidade aos trabalhos escolares. Com isso, equipes da SME estão elaborando cadernos de atividades destinados aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, com o objetivo de oferecer suporte pedagógico durante este período.

As atividades foram pensadas para que o aluno possa realizá-las sozinho ou com o apoio de um responsável, de acordo com o Currículo Referência de Minas Gerais. Os cadernos são ofertados para crianças da Educação Infantil (4 e 5 anos), com abordagem nos campos de experiências; e Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano), contemplando as áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Inglês), Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas (Geografia e História).

O primeiro caderno foi distribuído ao longo do mês de maio. Já o segundo material, será entregue a partir da próxima quinta-feira (16). Além das apostilas didáticas, novidades como aulas via Facebook e programa de rádio também estão programadas. As medidas foram oficializadas por meio da Resolução SME 003, de 1º de julho.

“Na verdade, essa resolução vem para oficializar um trabalho que já começamos há meses. A partir do momento em que percebemos que a pandemia iria se estender além do que estávamos imaginando, ou seja, que o retorno das aulas presenciais ficaria cada vez mais difícil, tomamos a iniciativa de preparar os materiais para nossos alunos. Estamos gravando vídeos sobre o primeiro e segundo caderno que irão ao ar através do Facebook e de um site próprio que já está sendo desenvolvido. Também estamos gravando DVDs para entregar aos alunos que ainda têm esse aparelho em casa, porque o nosso objetivo é que esse material possa chegar, principalmente, aos alunos da zona rural”, explicou o secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira.

Ainda de acordo com o professor, equipes da Educação estão preparando um programa de rádio (ainda não se sabe qual emissora de rádio transmitirá o programa da educação. Para isso, haverá um processo licitatório). “O vereador Luciano Sobrinho nos proporcionou a ideia de utilizar estrutura de uma emissora para transmitir as aulas. Assim, os alunos terão acesso ao conteúdo tanto pela internet quanto pela rádio”, disse. José Gonçalves também esclareceu que o material foi desenvolvido após a espera de diretrizes do governo de Minas Gerais e do Ministério da Educação (Mec). No entanto, as instruções não aconteceram.

“Esperamos a decisão do governo do Estado, que foi tardia. Ficamos aguardando orientação do Ministério da Educação – e até hoje não recebemos – sobre as aulas presenciais, semipresenciais ou virtuais. Então tomamos a iniciativa de criar o material. Então, estamos aprimorando, cada vez mais, esse trabalho pedagógico à distância”, concluiu.

Ascom/PMI

Cronograma

Os pais ou responsáveis pelos alunos da rede pública de ensino podem retirar o segundo Caderno de Atividades nas escolas municipais, seguindo o cronograma abaixo. Nas instituições da área urbana, a entrega está dividida por ano de estudo da criança ou adolescente, e acontece das 8 às 17 horas. Já para as escolas da região rural, a SME disponibilizará o transporte para envio do material entre os dias 20 a 30 deste mês.

Dia 16/7: 1º período da Educação Infantil;

Dia 17/7: 2º período da Educação Infantil;

Dia 20/7: 1º ano do Ensino Fundamental;

Dia 21/7: 2º ano do Ensino Fundamental;

Dia 22/7: 3º ano do Ensino Fundamental;

Dia 23/7: 4º ano do Ensino Fundamental;

Dia 24/7: 5º ano do Ensino Fundamental;

Dia 27/7: 6º ano do Ensino Fundamental;

Dia 28/7: 7º ano do Ensino Fundamental;

Dia 29/7: 8º ano do Ensino Fundamental;

Dia 30/7: 9º ano do Ensino Fundamental.