DNIT e Gestora Ambiental criam revistinha para oficinas de Educação Ambiental

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do Consórcio Skill-MPB Engenharia (Gestora Ambiental) produziram em junho passado, publicação em forma de revistinha que será usada em ações de Educação Ambiental na BR-381/MG. O material tem distribuição online para escolas e, num momento pós pandemia, será ferramenta para uso nas oficinas presenciais. A revista também pode ser acessada direto do site da gestora.

A revistinha é uma das ferramentas de interação criados pelo DNIT/Gestora Ambiental para atuação do Programa de Educação Ambiental, executado nas obras de duplicação da rodovia federal, voltado para o tempo de isolamento social criado pela pandemia de Covid-19 em Minas Gerais. A paralisação das atividades escolares fez com que as ações do programa se reinventassem para chegar aos alunos. O material será disponibilizado para os estudantes do 4º ao 7º ano para que aprendam um pouco mais sobre educação ambiental e se divirtam durante esse período.

Na revista, as crianças vão encontrar atividades como Caça-Palavras, Trilha Ecológica, Jogo da memória, conhecimento sobre resíduos, entre outras, distribuídas em 12 páginas diagramadas. No site da Gestora, a revista pode ser acessada em www.br381mg.com.br/publicacoes.

Para a Educação Ambiental do consórcio, Daniela Aparecida Rocha Gonçalves, a revista vai trabalhar a sensibilização ambiental nas crianças. “Na minha opinião é muito importante essas informações para crianças e adolescentes, pois temos maior chance de formar futuros cidadãos conscientes e críticos, além de desenvolver o espírito cooperativo e o comprometimento com o futuro do planeta”, afirma.

O Programa de Educação Ambiental executado nas obras para duplicação da BR-381/MG tem como objetivos promover a conscientização e mudança de comportamento dos diferentes públicos frente à dimensão ambiental e social e fomentar, junto aos participantes das atividades, a maior compreensão sobre a conexão entre os elementos que compõem o meio ambiente, os aspectos sociais, os recursos naturais, a interferência do homem no ambiente e os cuidados necessários para a preservação dos recursos e minimização dos impactos, entre outros.

Este programa ambiental é realizado em escolas municipais lindeiras aos lotes 3.1 e 7, entre Caeté até Antônio Dias, em execução desde 2015.