Festa em honra a Nossa Senhora da Saúde

A Festa em honra a Nossa Senhora da Saúde é uma das mais tradicionais festas religiosas de Itabira.

Embora tenha sido elevada à Paróquia em 6 de abril de 1947, a atual Matriz Nossa Senhora da Saúde, localizada no centro da cidade, é a segunda edificação religiosa mais antiga do município. As obras da atual edificação foram iniciadas em 1823 e concluídas em 1848.

O templo, que já teve duas torres, passou por várias reformas e foi tombado em 11/05/1988, por meio do Decreto Municipal nº 3.442.

Ao longo de 172 anos de evangelização, a Comunidade Matriz Nossa Senhora da Saúde nunca deixou de celebrar a sua padroeira.

Este ano, em função da pandemia, a Novena e Festa serão transmitidas pelo facebook e pelo site da Paróquia. Atendendo as medidas dos decretos diocesano e municipal, apenas 30 pessoas, incluindo equipe litúrgica, poderão participar das celebrações. A retomada das missas presenciais na Matriz aconteceu no dia 20 de julho, com participação de 10 fiéis. Cumprindo o que dispõe o decreto diocesano, o número de pessoas, nesta segunda etapa, pode chegar a 30.

A abertura da programação acontece nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, e vai até o dia 16 de agosto. No domingo, 16, substituindo a tradicional procissão com os fiéis, haverá uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Saúde por várias ruas dos bairros compreendidos na circunscrição eclesiástica da Matriz. Também já estão confirmadas a participação de Dom Marco Aurélio Gubiotti e outros padres nas celebrações.

A festividade é coordenada pelo pároco Padre Paulo Marcony Duarte Simões e lideranças paroquiais.

“Esta será a minha primeira festa da padroeira à frente da Paróquia Nossa Senhora da Saúde e, infelizmente, não poderemos celebrar como nos anos anteriores. Sei o quanto isso representa para a nossa comunidade de fé, sempre tão presente e atuante. No entanto, não deixaremos passar em branco, de jeito nenhum. A maneira cristã de celebrar está passando por um processo de adaptação e, graças a Deus, temos conseguido passar por esse momento difícil. Somos unidos pela fé e pela esperança. Vamos rezar a Nossa Senhora da Saúde para que rogue ao seu Filho Jesus Cristo pelo fim dessa pandemia” – Padre Paulo Marcony Duarte Simões.

Programação
Tema: “Com Maria, em família, alimentando a fé e rezando pelo fim da Pandemia”. Todos os dias às 19h, Santa Missa e Novena.

1º dia – 7/08: “Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24,15). Após a Santa Missa, hasteamento da bandeira no adro da Matriz, queima de fogos e música no alto-falante.

2º dia – 8/08:  Matrimônio: grande Benção do Senhor, Sacramento do Amor.

3º dia – 9/08: “(…) eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.” (Mt 1, 20).

4º dia – 10/08: “Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.” (Is43,4)

5º dia – 11/08: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”  (Gn 2,24).

6º dia – 12/08: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mt 22,39)

7º dia – 13/08: Viu e sentiu compaixão. (cf. Lc 10,33)

8º dia – 14/08: A família que serve ao Senhor serve à vida.

9º dia – 15/08 (Dia de Nossa Senhora da Saúde):  Maria nos ensina a servir com Amor.  Após a santa Missa, louvor a Nossa Senhora e adoração ao Santíssimo com o grupo de jovens.

Domingo dia 16/08
10h – Matriz – Missa em ação de graças às crianças
12 às 14h – Retirada do almoço na Barraquinha da Matriz
15h – Terço Mariano com as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus
16h – Peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Saúde*
19h – Missa Solene da Festa de Nossa Senhora da Saúde

* O percurso da peregrinação ainda será confirmado