Projeto do Rotary faz testagem do Coronavírus em idosos no asilo de Ferros

O Rotary Club de Itabira-Cauê e equipe médica realizam testagem em vários idosos e funcionários do Asilo da cidade de Ferros (MG), tudo gratuitamente. 

O “Corona Zero” é um projeto do Rotary que tem levado gratuitamente às instituições de longa permanência para idosos (asilos) exames do tipo RT-PCR, destinados à detecção precoce da Covid-19, possibilitando assim que aqueles com laudos positivos sejam tratados e isolados, não contaminando os demais.

Toda coleta de material e gestão das visitas nas instituições é feita por profissionais de saúde respeitando todas as regras determinadas pelos órgãos sanitários, garantindo aos idosos total segurança quanto à saúde e proteção,  que é o principal objetivo.

Lançada no mês de maio, a iniciativa é realizada com a ajuda voluntária dos clubes de Rotary, que até o momento visitaram pelos menos 250 lares de idosos do país. Em alguns deles, os exames mostraram que 70% do número total de residentes e funcionários estavam infectados pelo Covid-19, muitos sem apresentar nenhum sintoma, informações que ajudaram essas instituições na adoção de medidas de isolamento mais específico para frear surtos.

Vislumbrando realizar a testagem na região de abrangência de Itabira, e assim podendo dar um tratamento adequado caso haja infectados. A equipe do Rotary Club de Itabira-Cauê entrou em contato com a instituição que de imediato abriu as portas para ser  primeira a receber o projeto do Rotary, sendo o Asilo de Ferros/MG, e assim foi feita nesta sexta-feira, 07 de agosto de 2020.

Na época do levantamento a instituição quando foi contactada pelo Rotary de Itabira, não só se disponibilizou prontamente como também executou todos os atos para receber a equipe de saúde para testagem. Outras instituições de nossa região ainda serão atendidas, sendo que a participação destas entidades é facultativa, respeitando as regras internas de cada uma delas.

A próxima instituição a ser visitada e os idosos e funcionários testados será o Lar dos idosos Recanto Salvador Pires, da cidade de Santa Maria de Itabira.