Ilustração

Evento on-line e gratuito sobre “Acordos Internacionais e Regime de Origem”

Já estão abertas as inscrições para a transmissão, que acontecerá no dia 13 de agosto, às 16h, no YouTube da Fecomércio MG.

Os negócios internacionais resistem à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No acumulado deste ano, o saldo da balança comercial brasileira já supera o registrado no mesmo período de 2019. No entanto, esses bons números vieram acompanhados de uma nova realidade de consumo, alinhada à preservação da vida. Para esclarecer como a atual crise de saúde alterou a dinâmica do comércio com outros países, a Fecomércio MG promove o evento on-line “Acordos Internacionais e Regime de Origem”.

A transmissão será realizada pelo núcleo de Negócios Internacionais da Fecomércio MG, no dia 13 de agosto (quinta-feira), às 16h. O palestrante convidado é Rafael Laurentino, coordenador-geral de Regimes de Origem da Subsecretaria de Negociações Internacionais, vinculada à Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

Durante o encontro serão apresentadas as instruções para o preenchimento da Declaração de Origem, as atualizações sobre os acordos internacionais que o Brasil participa e as novas diretrizes adotadas neste momento de crise de saúde mundial. A live também será uma oportunidade para que representantes de empresas exportadoras, produtores, despachantes aduaneiros, membros de entidades e demais interessados esclareçam as principais dúvidas sobre o tema.

A analista de Negócios Internacionais da Federação, Juliana Peixoto, esclarece a relevância da declaração de origem para as relações comerciais. “O certificado de origem é um documento criado pelos acordos internacionais de comércio que comprova a origem da mercadoria e concede preferências tarifárias – como redução ou isenção do Imposto de Importação – às operações com os países no qual o Brasil possui acordo comercial. A Fecomércio MG emite o documento há mais de 40 anos, fornecendo toda a assessoria no processo.”

Segundo Juliana, a transmissão é uma oportunidade para que os empresários possam sanar as suas dúvidas diretamente com o Ministério. “Além disso, é uma chance de apresentarmos às empresas que ainda não emitem o certificado os benefícios deste documento, que estimula a competitividade dos produtos brasileiros exportados”, defende Juliana.

O evento 100% on-line e gratuito será transmitido pelo YouTube da Fecomércio MG. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site do Sympla, no link bit.ly/regimedeorigem.