Bares lotados no 1° dia de reabertura após novo Decreto da Prefeitura

O Bares ficaram lotados neste 1° dia de reabertura após a publicação do novo Decreto (3635/2020) da Prefeitura Municipal de Itabira.

A aglomeração na porta dos bares, principalmente na Avenida Mauro Ribeiro, foi o que mais chamou a atenção, na noite desta quarta-feira, 12 de agosto de 2020. Aqueles bares que faziam a transmissão do jogo do GaloXCorintias, foram os que mais tiveram movimento do público.

DECRETO: Foi publicado nesta quarta-feira (12), no diário oficial do município, o Decreto nº 3.635 para regulamentar o funcionamento das atividades com potencial de aglomeração, como bares, restaurantes e demais atividades comerciais e de serviços. Este documento está em consonância com o programa estadual Minas Consciente, adotado pela Prefeitura no dia 6 de agosto deste ano.

Com o objetivo de retomar a economia, mas com medidas de segurança para conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19), o decreto impõe regras para prevenir e minimizar a incidência de novos casos da doença em Itabira.

Bares na Av. Mauro Ribeiro neste dia 12/08/2020 após novo decreto.

As atividades industriais, comerciais e de serviços passam a funcionar das 9 às 19 horas durante a semana e, aos sábados, das 9 às 13 horas. Já bares, restaurantes e lanchonetes permanecem abertos das 9 horas até a meia-noite.

Bares na Av. Mauro Ribeiro neste dia 12/08/2020 após novo decreto.

Entre outras ações, como barreiras de segurança para clientes e atendentes, uso obrigatório de máscara, espaçamento mínimo de dois metros, bem como o sistema (opcional) de medição de temperatura – restringindo a entrada em caso de aferição superior a 37,5º – os estabelecimentos devem priorizar métodos eletrônicos de pagamento, proibir o uso de bebedouros, espaço kids, mesas de jogos e a degustação de alimentos, caso não esteja liberado o consumo interno.

Bares na Av. Mauro Ribeiro neste dia 12/08/2020 após novo decreto.

É necessário que os ambientes – de lazer e trabalho – tenham ventilação adequada, por meio de portas e janelas abertas, evitando o uso do ar condicionado. Se não for possível, seguir rigorosamente os procedimentos de manutenção e limpeza dos equipamentos. Seguem proibidas as atividades promocionais, a exposição de produtos em vitrines e prateleiras abertas – para o cliente não ter contato direto – e a prova dos produtos (roupas, calçados etc) no local. A higienização frequente das mercadorias é obrigatória.

3635-2020 Regulamenta o funcionamento de atividades com potencial de aglomeracao de pessoas

Fonte: Natália Sant’Ana/PMI

Em tempo, BARES lotados:

Na noite desta quarta-feira, 12 de agosto os bares da Avenida Mauro Ribeiro ficaram lotados de pessoas, ocupando até as calçadas. Vizinhos acionaram por duas vezes as guarnições da Policia Militar para verificar um veículo branco que estava com som alto no local.

Como a regra é clara no novo decreto 3635/2020, os bares podem permanecer abertos até a meia noite, mas neste caso da Av. Mauro Ribeiro, por volta das 22h os locais já estavam fechados e o povo foi para casa.

Veja também:

Prefeitura libera segundo trecho da avenida do Espigão

Gabiroba tem 144 infectados pela Covid-19, seguido de 96 do Praia