AL

Prefeitura entrega 33 novos leitos de enfermaria ao HMCC

A ação é o cumprimento da última etapa de reestruturação hospitalar, conforme o Plano de Contingência Macro Centro Covid-19, elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde para enfrentamento da pandemia.

A Prefeitura de Itabira vai entregar mais 33 novos leitos clínicos de enfermaria ao Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A ação acontece nesta quinta-feira (3), às 11 horas, na instituição de saúde. Esta é o cumprimento da última etapa de reestruturação hospitalar, de acordo com o Plano de Contingência Macro Centro Covid-19, que foi elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para enfrentar a pandemia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, com esta entrega haverá mais segurança técnica para assistência aos pacientes de covid-19 que necessitarem de internação, além de uma retaguarda com qualidade para total assistência aos pacientes. Com os 33 novos leitos, haverá uma ampliação de 40% de leitos no município.

“Nestes 33 novos leitos investimos em obras e aquisição de equipamentos e mobiliários. O custeio vai depender da demanda por ocupação. Neste sentido, o Município assertivamente tem autorizado a contratação de profissionais e operacionalização dos novos leitos, conforme a demanda vai aumentando. Isso gera a utilização correta dos recursos públicos, não motivando gastos em tempo inadequado ou em estruturas ociosas”, explicou.

Saiba mais

Na primeira ampliação de leitos no HMCC (38 leitos de enfermaria e 12 leitos de UTI), foram investidos cerca de R$ 864 mil em obras e aquisição de equipamentos e mobiliários. Ainda de acordo com Rosana Linhares, a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é ter 88 leitos de enfermaria e 29 unidades de tratamento intensivo (UTI) – total de 117 leitos exclusivos para pacientes de covid-19 – em Itabira, no pico da transmissão da doença, para atendimento da população dos 13 municípios que fazem parte da microrregião de saúde.

“Esta meta segue os critérios e planejamento do Plano de Contingência de Itabira e validado pelo Plano Estadual de Contingência da Região Macro Centro”, disse a secretária.

Itabira conta hoje com 319 leitos prontos: 193 no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), divididos em 121 do Sistema Único de Saúde (SUS) e 72 de convênios; e 126 no HMCC (todos do SUS). Deste total, 57 são leitos de UTI, sendo 29 deles destinados aos pacientes de covid-19 (12 no HMCC e 17 no HNSD). Com a entrega de mais 33 novos leitos, Itabira passa a contar com 352 leitos.

Antes da pandemia, e dos investimentos do Governo Municipal, a cidade tinha 253 leitos: 58 no HMCC (SUS) e 175 no HNSD (106 do SUS e 69 de convênios). Ou seja, houve uma ampliação de 99 leitos, o que significa um percentual de 39,13% de aumento.