O presidente da Assembleia presenteou o líder militar com livro sobre Aleijadinho e sua obra no Estado - Fotos: Luiz Santana/ALMG

Presidente da Assembleia recebe comandante militar

Durante o encontro, o presidente da Assembleia presenteou o líder militar com livro sobre Aleijadinho e sua obra no Estado – Fotos: Luiz Santana/ALMG

O general de divisão Jorge Antonio Smicelato foi recentemente nomeado para liderar a maior área mineira do Exército.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu o general de divisão Jorge Antonio Smicelato, que assumiu o comando da 4ª Região Militar (4ªRM) do Exército Brasileiro em 30 de julho deste ano.

Realizado nesta quarta-feira (9/9/20), no Salão Nobre, o encontro ainda contou com as presenças do assessor de Relações Institucionais e Parlamentares da 4ª RM, coronel Ricardo Signorini, e do deputado Coronel Henrique (PSL), responsável pela articulação da visita.

Coronel Signorini (assessor de Relações Institucionais e Parlamentar do Comando da 4ª Região Militar), Agostinho Patrus (presidente da ALMG – PV/MG), Jorge Antonio Smicelato (general de divisão e comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro), Coronel Henrique (deputado estadual PSL/MG).

Na oportunidade, Coronel Henrique salientou a importância da parceria do comando da 4ª RM com os poderes estaduais, ressaltou as ações que o Exército já executa em Minas Gerais, como missões relacionadas à pandemia de covid-19 e o trabalho dos 37 tiros de guerra no interior do Estado, além de destacar os princípios que regem a orientação da carreira militar.

“A nossa formação preza pelos valores. Os currículos podem até ser alterados com relação ao conteúdo de cada especialidade, mas os valores, como a disciplina, o patriotismo, a hierarquia e a camaradagem, são imutáveis, e eu os trago para dentro de minha atuação parlamentar na Assembleia”, disse o deputado.

O comandante da 4ª RM abordou a abrangência e a atuação dessa região militar, além de falar sobre o trabalho do Exército junto aos governantes regionais e aos poderes.

“Nós trabalhamos, nos estados da federação, em parceria com os governos, em especial os estaduais, e todos os representantes do Judiciário e do Legislativo. Como o mais alto escalão presente em Minas Gerais, estamos aqui para implantar a política referente ao serviço militar, à logística, às operações em apoio às autoridades, enfim, garantir a presença do Estado brasileiro por intermédio de uma de suas forças armadas, o Exército”, declarou Smicelato.

Durante a visita, o presidente da Assembleia presenteou o comandante com um exemplar do livro “Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho: artista síntese”. Lançada pela Assembleia em 2014, em comemoração ao bicentenário do artista, a publicação apresenta as obras catalogadas de Aleijadinho que se encontram em espaços públicos de Minas Gerais, documentadas com a certificação de instituições oficiais.

Região Militar – Com sede em Belo Horizonte e subordinada ao Comando Militar do Leste, a 4ª Região Militar é uma das doze regiões do Exército Brasileiro e tem jurisdição sobre quase todo o Estado de Minas Gerais, excetuando-se o Triângulo Mineiro, que responde à 11ª RM, em Brasília. Em 2008, a 4ª RM recebeu a denominação histórica “Região das Minas do Ouro”.

Em agosto deste ano, a Assembleia contou com a parceria da 4ª RM numa ação de reforço contra o coronavírus na sede do Legislativo, quando militares do comando realizaram desinfecção complementar no Auditório José Alencar, Plenário e Hall Administrativo da Casa. A ação foi acompanhada pelas Diretorias de Polícia Legislativa e de Infraestrutura da ALMG.

Veja também

Decreto amplia prazo para pagamento de IPVA