Operação: Agentes de proteção alinham ampliação de atuação

Os agentes de proteção à criança e ao adolescente, lotados no Poder Judiciário do Estado de Minas, na Corregedoria-Geral de Justiça, e Vara da Infância e da Juventude, realizaram sua reunião mensal, dia dez de setembro. Entre as atividades, destaque para treinamento da equipe junto ao Tribunal de Justiça, nova identificação, e montagem das frentes de trabalho, com foco na prevenção a transgressões ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Participaram: Edson Taveira “Caratê,” Wendel Silva, Carol Soares, Cornélio Silva, Marconi Lelles, e Euclídes Eder. Ficou definida a ampliação do atendimento presencial na sala do órgão, no andar superior do terminal rodoviário Genaro Mafra, quanto a viagens de jovens com 16 anos incompletos, expedição de autorização para embarque, e fiscalização nos veículos no transporte de passageiros.

Nas ações pontuais, haverá integração com demais órgãos de segurança pública como a Polícia Militar. “Devemos focar no trabalho, observar situações suspeitas e fazer a investigação sempre que for necessário, para preservar a saúde e bem estar dos infantes,” disse Edson Taveira, coordenador da equipe de Comissários, nome que se popularizou, ao fazer referência aos agentes de proteção à criança e ao adolescente.

Operações já em fase de montagem irão percorrer vários pontos da cidade. A ideia central é promover a conscientização, para autuar posteriormente, caso as regras não sejam seguidas, pelos estabelecimentos comerciais, sobretudo os que exploram a venda de derivados do tabaco e bebidas alcoólicas. Apos o Ministério Público voltar ao atendimento presencial em Itabira o mesmo será procurado para reuniões, pois queremos e precisamos ampliar a estrutura da equipe de Comissários da Infância e Juventude.