Desde 2015, a Assembleia participa das ações do mês de conscientização sobre o suicídio - Arquivo ALMG - Foto: Guilherme Dardanhan

ALMG apoia o movimento Setembro Amarelo

Mais uma vez, Legislativo de Minas soma forças a outras instituições em campanha de prevenção ao suicídio.

Medo da doença, isolamento social e problemas econômicos são alguns dos desafios impostos à população brasileira pela pandemia de coronavírus, que podem causar transtornos emocionais e que tem tudo a ver com um tema em debate no mês de setembro: o suicídio. Neste mês, a Asssembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) adere, novamente, à campanha nacional de conscientização Setembro Amarelo, cujo principal objetivo é alertar a sociedade para a realidade do auto extermínio no Brasil e no mundo e sobre as formas de prevenção possíveis.

Para marcar a adesão e destacar o assunto, o Palácio da Inconfidência, prédio principal da ALMG, ganhará iluminação especial, entre os dias 21 a 28 de setembro. A iluminação em amarelo é a forma utilizada pelo movimento para identificar os locais públicos que apoiam a causa.

Recentemente, a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) alertou sobre os efeitos da pandemia de covid-19, como angústia, depressão e ansiedade, além dos transtornos provocados por abuso de substâncias químicas, que podem aumentar os fatores de risco que fazem a pessoa atentar contra a própria vida. A entidade estimula as pessoas a falarem abertamente e de forma responsável sobre o assunto.

Live – Para discutir o assunto, que ganha contornos ainda mais delicados no contexto de pandemia e isolamento social, a Assembleia promoverá, na próxima segunda-feira (28), às 10 horas, uma live com a médica psiquiatra e membro da diretoria da Associação Mineira de Psiquiatria, Marília Brandão Lemos; e a psicóloga clínica e servidora da Gerência-Geral de Saúde Ocupacional da ALMG, Daniela Piroli Cabral.

A mediação do evento, que terá como tema a “Prevenção ao suicídio no contexto de isolamento social”, será feita pelo psicólogo e também servidor do Legislativo Cesar Fernandes Cotta Pacheco. O debate terá ainda a participação de outros integrante da equipe do Núcleo Psicossocial (NUP) da Assembleia.

A live será transmitida pelo canal da ALMG no YouTube e tem duração previsa de uma hora. O público poderá enviar perguntas para os convidados ao longo da transmissão, por meio do chat do YouTube.

Veja também

Setembro Amarelo: ações educativas de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: precisamos falar sobre suicídio