Arquivo/AL

Itaurb terá sede própria

Após a Secretaria Municipal de Agricultura é a vez da Itaurb – Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda ganhar nova sede. A informação é do diretor-presidente Sérgio Amaral. A empresa que é responsável pela limpeza urbana deixará seu escritório na Carlos Drummond de Andrade, Centro, e deve ocupar a antiga sede da TV Cultura, localizada à Rua Santana, no Penha. Atualmente, este prédio, que já foi ocupado por outra secretaria e quase foi a leilão, está sendo reformado.

“A transformação que a gente está fazendo [mudando a sede] é no sentido de reduzir custos; de continuar com a empresa operando. O governo atual pensa e se responsabiliza pelos 720 pais e mães de família ligados à Itaurb”, explica o diretor-presidente. Para ele, a Itaurb ganhará modernidade. “Ao promovermos essa mudança, nós estamos preocupados com a continuidade dos trabalhos da empresa na cidade. E sabemos que a Itaurb precisa acompanhar o crescimento da Itabira”, frisa.

Hoje, a empresa está dividida em 12 pontos de apoio, dois deles são alugados e, após a ida para a nova sede, será possível eliminar esta despesa – já que estes pontos de apoio serão redistribuídos e concentrados em prédios públicos. Também de acordo com Sérgio Amaral, cerca de 70% das atividades da empresa serão gerenciadas ou executadas na nova sede.

“Assim, promovemos um acompanhamento mais de perto das operações. E esse é um projeto que começou a ser desenhado ainda quando eu fui nomeado diretor-presidente [em julho de 2019]. A partir daí, a Prefeitura já começou a buscar uma alternativa. Outro reflexo dessa mudança será para o Esporte e Lazer, pois onde estamos hoje pertence ao Esporte e Lazer – e nós estávamos usando essa área deles já há muitos anos. Talvez há mais de 20 anos”, conta.

A expectativa é que o prédio, após reformado, irá receber todas as pessoas que trabalham na empresa e elas e vão ser distribuídas nos locais de trabalho do dia. Com isso, é esperado também que a mudança permita reduzir as despesas com energia elétrica e de água, além de possibilitar um acompanhamento mais de perto das operações.

“Nós estamos buscando serviços melhores para a nossa população. E é centralizando nossas ações aqui [na nova sede], que diminuímos o custo e poderemos investir no pessoal. Já temos até um projeto de qualificação dos nossos colaboradores, junto das escolas, para que a gente tenha realmente uma empresa moderna e eficiente. Esse é o grande objetivo”, finaliza Sérgio Amaral.

Saiba mais: A ITAURB – Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda foi criada através da Lei Municipal número 2.308 de maio de 1985. Iniciou suas atividades a partir de 1º fevereiro de 1986, e lhe são atribuídas as responsabilidades pelos serviços de Limpeza Pública Municipal, compreendendo: a varrição, capina, coleta e destinação dos resíduos produzidos em Itabira, além de executar obras públicas e vigilância em prédios públicos.

A coleta orgânica foi implantada paralelamente a criação da empresa, através de um sistema de recolhimento dos resíduos a partir do estabelecimento de um roteiro previamente dimensionado, sendo realizado por caminhões compactadores, cuja frequência varia diariamente na região central, e alternada nos bairros.

A coleta seletiva foi implantada em dezembro de 1991 como um projeto piloto que contemplava quatro bairros. Atualmente, já abrange toda a cidade, mas a destinação foi impactada pelas restrições para o enfrentamento da covid-19.