Dia mundial da saúde mental: O segredo está no comportamento, diz neurofilósofo 

Fabiano de Abreu acredita que o segredo da saúde mental está na nossa inteligência emocional e como lidamos com a vida de forma racional. 

Segundo o neurofilósofo, filósofo, neurocientista e psicanalista Fabiano de Abreu, a resposta para nossos problemas está em nosso comportamento, na maneira que vemos e lidamos com a vida. Basicamente a maneira que escolhemos viver determina nossa saúde mental. Ainda segundo o estudioso, ” o comportamento é a chave para uma melhor saúde mental, através dele, criamos hábitos como alimentação, leitura, exercícios físicos e conhecimento para saber os artifícios necessários para estarmos bem consigo mesmo e com o mundo.”.

Abreu é um defensor da plasticidade cerebral e acredita ser um caminho cheio de vantagens.

“A ciência descobriu a plasticidade cerebral, que prolonga a vida do cérebro e retarda demências da velhice seja pela idade ou doenças. O ex-presidente americano Ronald Reagan foi ator e sempre leu muito, isso ajudou-o a ter uma vida longa e nem a doença de Alzheimer o impediu de ter seu nome no mais alto patamar da história americana devido a segunda guerra mundial. Ele é a prova de que a leitura, que é a melhor ginástica para a plasticidade cerebral, ajudou-o a prolongar sua cognição. Independente do caso de Reagan, a ciência já descobriu a sua importância na saúde mental e, uma das estratégias são os hábitos e também a mudança deles.”, afirma o autor.

O neurofilósofo defende ainda que devemos adaptar posturas e comportamentos de cariz mais positivo, pois, dessa forma não temos tanta tendência a potencializar os nossos problemas.

De acordo com Fabiano de Abreu, “a tristeza, a depressão, o que for de negativo está relacionado a disfunções em nossos mensageiros químicos no cérebro e, este por sua vez, relacionado na maneira que nos comportamentos, como lidamos com a vida, como potencializamos os problemas e como optamos por escolhas erradas.”.

Abreu garante que não há mágica na obtenção de resultados positivos. Eles dependem muito das nossas escolhas e posicionamentos na vida, da forma clara como analisamos as situações e tomamos decisões. 

“O segredo para uma boa saúde mental está na inteligência com que vivemos, pelas opções que escolhemos. Através da inteligência emocional, fazemos o autoconhecimento e delimitamos os comportamentos necessários. Escolhemos também ter conhecimento e ele nos fornece conteúdos necessários para saber o que fazer, quando fazer e como fazer.”, reafirma.

Concluindo, para Abreu, “o segredo da saúde mental está na inteligência emocional que utiliza da razão para buscar os comportamentos necessários a promover uma vida melhor para nós mesmos e obviamente, para os outros e receber a reciprocidade natural das atitudes”.

 

Raphael Lucca – MF Press Global