Itabira: Covid-19, dados em tempo real

Ver mais +

As informações integradas estão no novo portal do Município, por meio do Programa Cidades Saudáveis. A iniciativa busca contribuir diariamente no atual cenário da pandemia, fornecendo informações detalhadas a quem desejar sobre a Covid-19 em Itabira.

A partir desta segunda-feira (19/10), a Prefeitura de Itabira disponibilizará dados sobre a covid-19, em tempo real, no novo portal do Município. A iniciativa acontece por meio do Programa Cidades Saudáveis e busca uma comunicação transparente sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19), reunindo, organizando e fornecendo informações necessárias aos gestores públicos e cidadãos, profissionais de saúde e autoridades. Com o material organizado e integrado, o poder público pode tomar decisões mais pontuais e acertadas para o planejamento e gestão da saúde municipal, assim como a população estará consciente da situação e da importância de sua contribuição.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, ressaltou que o portal da Prefeitura sempre disponibilizou informações acerca da covid-19 em Itabira, como boletins diários e semanais. No entanto, com o novo programa, todas as informações, incluindo novos e específicos dados, estarão disponíveis para acesso fácil em qualquer momento.

Pela plataforma será possível visualizar e acompanhar, diariamente, o número de casos confirmados, recuperados e suspeitos em Itabira e por bairro; número de óbitos e de pacientes internados; disponibilidade e taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e de enfermaria, exclusivos para a covid-19; taxa de isolamento social; gráfico com série histórica dos casos confirmados, recuperados e óbitos; georreferenciamento dos casos positivos; média móvel dos últimos sete dias dos casos confirmados e dos óbitos; total de testes realizados e especificação dos resultados e dos tipos; taxa de transmissão da doença no município, além das taxas de letalidade e mortalidade de Itabira, Minas Gerais e do Brasil.

Rosana Linhares acredita que o papel principal da plataforma é oferecer a informação, de maneira transparente, para todos. “Ao implantarmos mais essa forma de acesso aos dados, oferecemos a toda a comunidade itabirana a informação de maneira transparente. Assim, estamos disponibilizando novos dados de como está a pandemia no município, de maneira mais compreensível, para que a população acompanhe e faça também a sua parte nas medidas de prevenção e controle da covid-19”, explicou.

A implantação do programa passou por cinco fases: diagnóstico (etapa em que são coletados todos os dados já existentes e produzidos pelo município), coleta (fase em que são coletados novos dados), organização (as informações são organizadas e tratadas em planilhas e banco de dados), integração (integração do material coletado com outros sistemas do município em uma plataforma), e ativação (etapa de conclusão, em que a plataforma construída permite o uso e acesso por parte dos gestores e da população).

Acesse o link https://bit.ly/3o5uQaX e saiba mais sobre como está a situação em Itabira. 

São Gonçalo tem 5 óbitos por Covid-19

O 19º óbito é um homem de 89 anos