Vídeo: Rosana Linhares fala do Covid-19 e Onda Amarela

Ver mais +

A atitude das pessoas não deve mudar conforme as ondas, diz Rosana Linhares. 

Secretária municipal de Saúde pede que a população continue atenta aos protocolos de higiene e prevenção ao novo coronavírus (covid-19), principalmente quando a cidade estiver na onda verde do Minas Consciente.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, está preocupada com o comportamento da população quanto à prevenção ao novo coronavírus (covid-19). Segundo ela, “a atitude das pessoas não deve mudar quando a cidade estiver na onda verde do Minas Consciente, muito pelo contrário. Os protocolos de higiene e prevenção devem continuar o tempo todo”. Rosana Linhares afirma que a tendência das pessoas, após um longo período de quarentena, é relaxar e esquecer de praticar alguns hábitos que são imprescindíveis nesse momento de pandemia, como é o caso do uso de máscara e álcool em gel.

Ao aderir ao Plano Minas Consciente – Retomando a Economia do Jeito Certo, o Município passou a seguir os critérios e protocolos sanitários do Estado para a reabertura gradual e segura do comércio, serviços e outros setores. “Com a reabertura dos estabelecimentos comerciais, pode parecer que voltamos à normalidade. No entanto, ainda estamos no meio de uma pandemia. Todos devem entender que o Minas Consciente foi criado para retomar a economia de maneira mais segura. E isso, definitivamente, não significa que o problema acabou ou que o vírus não está entre nós”, disse Rosana Linhares.

Para a secretária, as pessoas ainda confundem o objetivo do Minas Consciente. Ela explica que o programa é voltado para a economia e não para a dispensa dos protocolos de prevenção. “Quando uma cidade está inserida na onda verde, por exemplo, com grande parte dos estabelecimentos abertos, as pessoas tendem a sair mais de casa e, consequentemente, se expõem mais ao risco de contaminação. Então, é imprescindível continuar adotando as medidas necessárias de segurança: sempre que possível, ficar em casa; lavar as mãos frequentemente; utilizar álcool em gel e máscara”, concluiu Rosana Linhares.

Em tempo
Na última segunda-feira, a Prefeitura de Itabira começou a disponibilizar dados sobre a covid-19, em tempo real, no portal do Município. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma comunicação mais transparente sobre a pandemia, reunindo, organizando e fornecendo informações necessárias aos gestores públicos, cidadãos, autoridades, empresários e profissionais de saúde.

A partir de um material informativo mais organizado e integrado, o Governo Municipal pode tomar decisões pontuais e acertadas para o planejamento e gestão da saúde, assim como a população obtém mais entendimento sobre a atual situação e da importância de contribuir para conter a propagação da doença em Itabira, além de se a cada vez que o coronavírus continua em circulação. Neste novo painel de dados, é possível acompanhar os casos positivos, recuperados, óbitos e internações de covid-19, a taxa de isolamento social e a taxa (velocidade) de transmissão da doença, bem como a classificação da onda no Plano Minas Consciente.

Acesse o link https://bit.ly/3o5uQaX e saiba mais sobre como está a situação em Itabira.