Prevenção do câncer de mama será debatida na ALMG

Crédito (foto): ALMG/Flávia Bernardo
A prevenção ainda é a principal arma contra o câncer de mama – Arquivo ALMG – Foto: Luiz Santana

As políticas públicas para diagnóstico e tratamento da doença também serão abordadas na reunião da Comissão de Saúde.

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (28/10/20), audiência pública para debater as ações em Minas Gerais do Outubro Rosa, campanha anual de conscientização sobre o câncer de mama. Também serão debatidas as políticas públicas desenvolvidas no Estado para diagnóstico e tratamento da doença.

A reunião será às 14 horas, no Auditório José Alencar, a requerimento dos membros da comissão e com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelo YouTube da ALMG. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher foi convidada a participar da audiência.

De forma remota, já confirmaram presença o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva; a presidenta da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional MG, Annamaria Massahud Rodrigues dos Santos; e a médica da Atenção Primária de Belo Horizonte, Mariana Faria Amaral. Presencialmente, também deve participar a presidenta da Associação Presente, Príscila Miranda Soares.

O presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), afirma que o câncer de mama é o que mais mata as mulheres brasileiras, atingindo também as mais jovens. Médico, ele adverte para a diminuição da realização de mamografias, em função da pandemia de Covid-19.

“Queremos falar sobre as ações que podemos implementar no Estado, queremos falar das campanhas que precisam ser feitas para que a mulher fique atenta à importância da prevenção”, explicou. A mamografia, segundo o deputado, é o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer.

Carlos Pimenta também está estimulando a campanha de doação de lenços a pacientes em tratamento do câncer de mama, protagonizada pela Assembleia e entidades representativas dos servidores. As peças podem ser entregues até dia 27, das 8 às 17 horas. Os pontos de coleta são o gabinete da deputada Laura Serrano (Novo), no 2º andar do Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30, conjunto 228 – Santo Agostinho) e o Restaurante da Associação dos Servidores do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Aslemg), na Rua Dias Adorno, 300 – Santo Agostinho.