Divulgação

BR381: sensibilização ambiental para alunos através de vídeos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem fazendo, nas últimas semanas, a distribuição de vídeos aos professores atendidos pelo Programa de Educação Ambiental da BR-381/MG. A ação tem como objetivo a sensibilização dos docentes quanto a preservação ambiental, absorvendo e retransmitindo o conhecimento para os alunos.

Os vídeos são distribuídos através de links para acesso e uso nas disciplinas. São cerca de 100 professores da rede estadual mineira alcançados pela ação. O Programa de Educação Ambiental desenvolvido na rodovia federal é direcionado pelo Plano de Controle Ambiental (PCA) que prevê atividades para alunos do quarto ao sétimo ano do ensino fundamental.

A escolha dos vídeos para professores se deve à restrição social infringida pela pandemia de Covid-19, que mantém os alunos em modalidade de ensino à distância. Assim, as oficinas presenciais em escolas estão suspensas. Para continuar a oferta de conteúdos sobre Educação Ambiental, o DNIT e a Gestora Ambiental estão criando materiais online, incluindo nessas possibilidades a oferta de vídeos.

No final de outubro, a equipe do PEA disponibilizou o vídeo “BR-381MG – Gestão Ambiental – Educação Ambiental, episódio 1”, que apresenta de forma resumida alguns cuidados ambientais práticos. Foram disponibilizados três vídeos da websérie sobre queimadas. Todos os vídeos estão disponíveis no site www.br381mg.com.br.

Para a educadora ambiental do Consórcio Skil-MPB Engenharia (Gestora Ambiental), os vídeos são complementos necessários para as oficinas em tempos de restrições sociais por conta da pandemia. “Os vídeos alcançam os professores nesse momento que não podemos ter o contato direto com os alunos. Assim, temos um produto para levar os conteúdos de Educação Ambiental, em primeiro momento, aos docentes para eles repassem para as turmas”, diz.

A produção dos vídeos teve a participação do Programa de Comunicação Social. A parceria permite a criação de novos produtos para interação com estudantes e trabalhadores. Assim como os vídeos, todos os materiais disponíveis são gratuitos e desenvolvidos para atender as necessidades de conhecimento dos públicos-alvo do programa de EAD.

Enquanto a interação com esses públicos estiver prejudicada pela pandemia, as ações de EAD vão seguir esta linha, sempre diversificando os produtos oferecidos para estudantes, professores e trabalhadores.