Virtual: Grupo Galpão estreia “Histórias de Confinamento”

A experiência teatral virtual foi criada a partir de relatos enviados pelo público.

O trabalho fica em cartaz de 20 a 29 de novembro no canal www.youtube.com/grupogalpao; a temporada é gratuita e conta com campanha de contribuição voluntária no www.sympla.com.br/grupogalpao.

Uma das mais importantes companhias da cena teatral nacional, o Grupo Galpão vem adaptando seu processo de criação à realidade virtual em tempos de pandemia. Em maio deste ano, o grupo deu início a uma campanha online em que convidava o público a compartilhar relatos, reais ou fictícios, do cotidiano em quarentena. Desse material nasce Histórias de Confinamento, uma experiência virtual que tem como intuito retratar, por meio do teatro, as vivências comuns desse período atípico. O trabalho audiovisual tem direção de Eduardo Moreira e Inês Peixoto, integrantes do grupo, e de Thiago Sacramento, designer, videomaker e artista gráfico. Serão 6 apresentação, ao vivo, veiculadas no canal oficial do Galpão no youtube (www.youtube.com/grupogalpao), de 20 a 29 de novembro, de sexta a domingo, sempre às 20h. Os vídeos serão retirados do ar 15 minutos após o final de cada sessão. O acesso é gratuito e sem ingresso, mas quem quiser apoiar financeiramente a temporada de estreia do projeto, pode fazer sua contribuição no (www.sympla.com.br/grupogalpao).

Um relato que poderia ser real, imaginário, cômico, dramático, trágico, absurdo, lírico, prosaico, pessoal ou sob qualquer ponto de vista.  Foi assim que o Grupo Galpão convidou o público a participar do Histórias de Confinamentoe assim ajudar a criar uma narrativa, por meio do teatro, desses tempos de pandemia. “O teatro é o retrato de uma época. Como artistas e cidadãos, é nossa tarefa testemunhar e relatar este momento, com senso de observação e verdade, mas sem abandonar a imaginação, nossa matéria prima essencial”, diz Eduardo Moreira, um dos diretores do projeto.

Foram enviados quase 500 textos de pessoas de várias partes do Brasil. Desses, foram selecionados 18 relatos que serviram de base para uma teia narrativa confeccionada por diversas cenas da vida privada em isolamento social. “O ponto de partida é o olhar do homem comum, do nosso público que nos acompanha e que estabeleceu uma afetuosa e constante relação com a nossa trajetória artística”, comenta a codiretora Inês Peixoto.

Histórias de Confinamento esmiúça a geografia do privado, com enquadramentos que buscam os recônditos da casa de cada ator, em detalhes de banheiros, cozinhas, áreas de serviço, quartos, camas, janelas. Em todas as histórias o que emerge é a solidão de seres confinados que buscam sempre refúgios e saídas nos pequenos gestos e nos objetos do cotidiano. As encenações serão realizadas ao vivo – via plataforma de videoconferência e veiculado no youtube do grupo – com cada ator e atriz do elenco em casa. O material será editado também ao vivo por Thiago Sacramento. “É uma forma de preservarmos e matarmos as saudades do espírito de presentificação, que é tão intrínseco ao fazer teatral”, complementa Inês.

Essa não é a primeira vez que o Galpão conta com a participação do público na construção da dramaturgia de um espetáculo. Em “Pequenos Milagres” – de 2003, dirigido por Paulo de Moraes – o convite foi para enviar textos sobre acasos que celebram o mistério de viver. Agora, com Histórias de Confinamento o confronto é com o espírito de resiliência e a vontade de estar vivo em meio a uma distopia que, com frequência, nos remete a um sentimento de carência de sentidos e de esperanças.

GRUPO GALPÃO

Criado em 1982, o Grupo Galpão tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua. Há quase 40 anos desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios componentes que também já dirigiram espetáculos do Grupo) – o Galpão formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

FICHA TÉCNICA | HISTÓRIAS DE CONFINAMENTO
Idealização: Inês Peixoto

Direção: Eduardo Moreira, Inês Peixoto e Thiago Sacramento

Elenco: Antonio Edson, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Simone Ordones e Teuda Bara

Dramaturgia: Eduardo Moreira (a partir de relatos recebidos na campanha Histórias de Confinamento)

Direção de Arte: Paulo André

Assistência de Direção de Arte: Gilma Oliveira

Trilha Sonora: Wilson Lopes

Edição ao vivo: Thiago Sacramento

Design de Luz e Assistência de operação: Rodrigo Marçal

Direção de Produção: Gilma Oliveira

Produção Executiva: Beatriz Radicchi

Comunicação: Bárbara Prado

Assistência de Comunicação: Letícia Leiva

Design Gráfico: Filipe Lampejo e Rita Davis

Produção: Grupo Galpão

Agradecimentos: Admar Fernandes, Amauri Reis, Manoel Soares, André Dulci, Beto Franco

Autores das histórias:

Ana Mattoso Picco

Carlos Avelino

Carolina Resende

Cibele Marina

Diane Velôso

Diorela Kelles

Elza Cataldo

Estêvão Senra

Gabriel Garcia

Larissa Rezende

Lindsay Castro Lima

Maria Clara Nardy Carneiro

Quemuel Costa

Renata Azzam

Simone Tôrres

Thais Vasconcelos

Zé Caetano

FICHA TÉCNICA | GRUPO GALPÃO

ATORES

Antonio Edson – Arildo de Barros – Beto Franco – Chico Pelúcio – Eduardo Moreira

Fernanda Vianna – Inês Peixoto – Júlio Maciel – Lydia Del Picchia – Paulo André – Simone Ordones – Teuda Bara

EQUIPE

Gerente Executivo – Fernando Lara

Coordenadora de Produção – Gilma Oliveira

Coordenadora de Comunicação – Bárbara Prado

Coordenadora Administrativa – Wanilda D’Artagnan

Coordenador de Planejamento – Vinícius Santos

Coordenador Técnico – Rodrigo Marçal

Produtora Executiva – Beatriz Radicchi

Assistente Financeiro – Cláudio Augusto

Serviços Gerais – Danielle Rodrigues

Assessor Contábil – Wellington D’Artagnan

Gestor Financeiro de Projetos – Artmanagers

Lei Federal de Incentivo à cultura | Patrocínio máster: Cemig e Governo de Minas Gerais
Patrocínio: banco BV | Realização: Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal