
Público pode visitar o Gigante da Pampulha e vivenciar uma experiência de imersão na história do futebol.
Após mais de sete meses com diversas atividades paralisadas, o Mineirão retoma o tour pelo estádio. Nele, os participantes têm a oportunidade de conhecer o gramado e os bastidores do Gigante da Pampulha e vivenciar um conjunto de experiências, que promovem histórias, tradições do futebol, grandes vitórias e conquista de títulos.
O Mineirão está seguindo uma série de protocolos contra a covid-19, para oferecer uma experiência totalmente segura aos visitantes. Os espaços são limpos previamente à visita, dispõem de totens com álcool em gel e marcações no piso durante toda a rota, que indicam qual é distância mínima entre as pessoas, e a capacidade máxima dos grupos também foi reduzida.
“O Mineirão é uma das principais atrações da cidade e retomar às atividades, mesmo que parcialmente, faz o Gigante pulsar de novo. Estamos adaptando as experiências do estádio a esse novo cenário, para que os torcedores e apaixonados pelo futebol possam aproveitar o Gigante da Pampulha com segurança”, afirma Ludmila Ximenes, Relações Institucionais do Mineirão.
O Tour ao Ar Livre começa na Esplanada Norte e contempla atividades em campo, ao lado do gramado oficial, fotos com peças do Museu Brasileiro do Futebol, exposto nos espaços visitados, e o tour pelo estádio. Seu funcionamento é às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, exceto em dias de jogos, das 10h às 17h, com grupos a cada hora.
A classificação é livre e, para adquirir o ingresso, os visitantes devem acessar o site da Sympla (https://site.bileto.sympla.
Além disso, o tradicional Feirão de Veículos e a Esplanada, utilizada como espaço de lazer, também foram retomados com restrições e redução de capacidade. O feirão acontece aos domingos, das 6h às 13h, e a Esplanada é liberada de terça aos domingos, das 7h às 22h. O distanciamento entre as pessoas e o uso de máscaras é obrigatório.
Sobre o Mineirão
Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão é um dos maiores estádios de futebol do país. Palco de importantes eventos e de célebres conquistas esportivas, estádio possui capacidade para 62 mil pessoas e é administrado pela Minas Arena, uma sociedade de propósito específico criada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, para executar as obras de modernização e gestão, por 25 anos, do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão. Com 54 anos de história, o Gigante da Pampulha é o primeiro estádio no País e segundo no mundo a possuir o Selo Platinum, certificação máxima do U. S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação que é utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos. Em 2016, o Mineirão tornou-se o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a ser signatário do Pacto Global.