Sorveteria Pinguim vence o Circuito do Sabor 2020

A 15ª edição do Circuito do Sabor 2020 da Acita teve como vencedor a Sorveteria Pinguim. 

A Acita – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira promoveu na tarde desta segunda-feira (9), uma cerimônia para anunciar os vencedores do Circuito do Sabor 2020.

O primeiro lugar ficou com a Sorveteria Pinguim, que concorreu ao festival com o prato: Linguiça no pote. A Trattoria di prima conquistou a segunda colocação com o seu Nhoque de batata com ragu de linguiça e o terceiro colocado foi o bar Ipê Rosa, com a Mantinha Mineira.

Diferente dos anos anteriores, a certificação do Circuito do Sabor aconteceu em uma cerimônia com poucos participantes, devido as recomendações das autoridades de saúde, por causa da pandemia da Covid 19. Além dos troféus para os três primeiros colocados na classificação geral, os demais estabelecimentos receberam certificados pela participação, no total oito bares, restaurantes e lanchonetes concorreram ao festival gastronômico este ano, dentre eles: La-binho, Meet Restaurante e Loung, Restaurante Dona Geralda, Restaurante Dona Tereza e Valentim Empório Cervejeiro.

A presidente da Acita, Cidinha Lana, destacou o grande desafio de realizar o Circuito do Sabor este ano e agradeceu aos participantes, que acreditaram no evento e fizeram a diferença com um festival gastronômico remodelado para atender um novo tempo.

O novo formato do Circuito do Sabor, com sistema delivery, foi pensado para inovar e tornar possível a realização do festival gastronômico em tempos de pandemia. Em 2020 os clientes puderam fazer pedidos e receber o prato concorrente em casa, mas também foi possível servir o prato in loco, após a reabertura dos bares e restaurantes.

O festival gastronômico contou com o patrocínio do Sicoob Credimepi, o apoio da Funcesi, MMGB Engenharia e Arquitetura, do Jornal Diário de Itabira e CPA Propaganda.

Mary Jeanne Magalhães Cabral Pires, arquiteta responsável pela empresa MMGB Engenharia e Arquitetura, uma das apoiadoras do Circuito do Sabor 2020, compareceu à cerimônia de certificação e elogiou o projeto. “A nossa participação no evento além de fortalecer a marca é uma forma de valorizar a cultura. A gente quer contribuir dom o crescimento da cidade de uma maneira geral e a arquitetura sempre tem uma relação forte com a cultura, por isso foi importante participar do festival”, garantiu a arquiteta.

O encerramento do Circuito do Sabor contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos.

O festival gastronômico Circuito do Sabor 2020 aconteceu no período de 25 de agosto à 25 de setembro. O principal objetivo do evento é fomentar a diversificação econômica do município, possibilitando maior geração de emprego e renda na cidade.

Os estabelecimentos participantes foram avaliados pela população, por meio do site www.circuitodosabor.com.br, que foi desenvolvido por uma equipe da Funcesi. A avaliação técnica ficou por conta de um chef de cozinha, que analisou itens essenciais como: sabor do prato, harmonização com o ingrediente obrigatório, atendimento, higiene, condição da embalagem ou apresentação do prato e temperatura do alimento.

Confira a galeria de fotos: