Oeste e Centro regridem para faixa vermelha da reabertura

Uberaba está localizada na única macrorregião de saúde do Estado que figura na faixa de maior abertura – Arquivo/ALMG – Foto: Willian Dias

Ver mais +

Estado tem maioria das regiões na onda mais restritiva. Apenas a macrorregião de saúde Triângulo-Sul permanece verde.

As macrorregiões de saúde Oeste e Centro de Minas regrediram na fase de reabertura econômica do Plano Minas Consciente do Governo do Estado. Ambas passaram da onda amarela para a vermelha, que permite o funcionamento apenas para serviços essenciais.

A reclassificação foi publicada no Minas Gerais, Diário Oficial do Estado, do último dia 31 de dezembro, por meio da Deliberação 114 do Comitê Extraordinário Covid-19.

Com isso, no momento, nove das 14 macrorregiões de saúde do Estado figuram na onda mais restritiva do Plano, na qual também estão Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste-Sul, Nordeste, Sudeste de Minas e Vale do Aço.

Em sentido oposto, o Sul de Minas progrediu para a fase intermediária, a amarela, em que também estão estabilizadas as regiões Noroeste, Norte e Triângulo-Norte.

Apenas a macrorregião Triângulo-Sul permanece na onda verde.

Minas Consciente – O Plano é uma ferramenta do governo mineiro para a retomada socieconômica gradual, com controle da pandemia.

O comitê monitora aspectos relacionados a índices de contágio e percentuais de ocupação de leitos, por exemplo, e, semanalmente, revisa e publica a reclassificação das macrorregiões de saúde para a abertura.

Os serviços são agrupados em três ondas: a vermelha permite apenas atividades essenciais como supermercados e farmácias; na intermediária amarela, constam serviços não-essenciais como comércio de vestuário e papelaria; e a de maior abertura, a verde, autoriza o funcionamento de serviços e atividades não-essenciais e com maior risco de contágio, como cinemas e academias.

 Confira em qual onda se encontra cada segmento.

Veja também

Minas tem 12.063 óbitos pela covid-19