Em saldo de óbitos pelo coronavírus a cidade de João Monlevade passou Itabira, que atualmente tem 49, e já a cidade vizinha tem 50 óbitos e outras quatro (4) mortes que seguem em investigação.
Os números da doença em João Monlevade são de tirar o sossego dos especialistas em saúde, – como o Secretário Municipal de Saúde, Alysson Barcelos, e o Prefeito Doutor Laércio Ribeiro (PT), ambos recém empossados. As duas cidades podem até estar quase empatadas com a diferença de um óbito, mas se verificar bem, desde o inicio da pandemia Monlevade já chegou ao total de 3.218 infectados confirmados; pouco mais que a metade dos infectados de Itabira que tem 6.092.
Na cidade de João Monlevade, a cada 64 infectados, uma pessoa morreu; já em Itabira, os números são de 124 infectados para cada óbito. Observa-se ainda que Itabira tem uma população de 120 mil habitantes, cerca de 40 mil a mais que Monlevade.
Informe do Boletim
Neste domingo (10/01) a Prefeitura informou que não foram registrados novos casos de Covid-19 na cidade. Porém, foram registrados dois óbitos causados por coronavírus, tratam-se de duas pacientes, uma de 79 anos e outra de 95 anos. Ambas estavam internadas na enfermaria do Hospital Margarida.
Ainda segundo informou o Hospital Margarida, há nove (9) pacientes de João Monlevade no CTI, sendo quatro (4) casos confirmados de Covid-19 e outros cinco (5) com suspeita da doença aguardando resultados de exames. Na enfermaria há 10 pacientes da cidade, três (3) casos confirmados e sete (7) com suspeita de coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a continuar utilizando máscara, evitar aglomeração e manter medidas de higiene para evitar a contaminação pelo coronavírus. Os casos de COVID-19 têm aumentado.
Quem tiver sintomas gripais, acompanhados ou não de febre, dor no corpo e/ou diarreia, deve procurar o Centro de Referência para COVID-19, que funciona no prédio da Secretaria de Saúde, todos os dias, de 7 às 17h.
*São consideradas recuperadas da COVID-19 as pessoas que já passaram pelo período de isolamento, sem intercorrências ou após alta médica.