Ascom/PMI

Itabira se prepara para receber vacinas contra a Covid19

Como preconizado pelo Ministério da Saúde, município iniciará imunização em equipes da linha de frente de combate à pandemia.

Ascom/PMI

Itabira aguarda para até quarta-feira (20) a chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. A distribuição é feita pelo Governo do Estado, que encaminhará o imunizante para a Gerência Regional de Saúde (GRS), responsável por 24 municípios. A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda a formalização de quantas doses serão destinadas aos itabiranos neste primeiro momento, o que só ocorrerá nesta terça (19).

A preparação para a campanha de imunização já é feita pela Saúde municipal. Para este momento emergencial, a cidade terá à disposição cerca de 20 mil seringas agulhadas. Estrutura e logística para acondicionar e transportar as vacinas tão logo sejam liberadas pela GRS estão em ajustes finais. Também já foi feito o levantamento do chamado grupo prioritário.De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, os primeiros a serem vacinados serão os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Segundo a SMS, o grupo de profissionais da saúde chega a 3,6 mil pessoas em Itabira. Ainda estão nesta primeira fase os idosos residentes em instituições de longa permanência e população indígena.

Dentro do grupo de profissionais de saúde, o estado orientou que os primeiros a receberem o imunizante sejam os integrantes da equipe de vacinação, depois as equipes de instituições de longa permanência e por fim aqueles trabalhadores envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Também de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, quando a vacinação se expandir para os idosos em geral, no segundo momento da campanha definida pelo Governo Federal, os cálculos são de que a população a ser vacinada em Itabira prioritariamente chegue a 20 mil pessoas.

“O nosso primeiro passo é saber quantas doses teremos. Esperamos já ter esta informação o mais breve possível nesta terça-feira, para dar andamento ao nosso plano de imunização. De qualquer forma, já estamos definindo toda a nossa logística para que o processo ocorra com eficiência. Sabemos da importância deste momento e do quanto as pessoas estão ansiosas por essa vacinação. Faremos com que aconteça da melhor maneira possível”, afirmou a secretária de Saúde, Eliana Horta.

A Secretaria Municipal de Saúde dará detalhes sobre a campanha de vacinação nesta terça-feira, tão logo tenha informações oficiais do Governo do Estado sobre a quantidade de doses que serão destinadas à Itabira.

Barreiras sanitárias

Itabira retomou a instalação de barreiras sanitárias em entradas da cidade nesta segunda-feira (18). A estrutura foi montada na AMG-900, próximo à Funcesi. Durante todo o dia, servidores das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Urbano, além da Transita, fizeram interação junto a motoristas e passageiros que transitavam pela rodovia.

Os agentes fizeram aferição de temperatura e instruíam os usuários a respeito de medidas de prevenção contra a Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento social. As barreiras serão continuadas durante esta semana em outros pontos de chegada e partida de Itabira.

Veja também

Renovado contrato de proteção às mulheres vítimas de violência

São Gonçalo discute plano de vacinação da Covid-19