Governo Municipal garante reforço de pessoal ao Lar de Ozanam

Ver mais +

Por meio de suplementação, incluída no termo de colaboração entre as entidades, Prefeitura investirá R$ 85,7 mil na instituição para ajudar a conter surto de covid-19 entre internos.

AL

O Governo Municipal ampliou os investimentos no Lar de Ozanam por meio de uma suplementação no termo de colaboração entre as entidades. O aditivo, no valor de R$ 85.798,29, foi confirmado pelo prefeito Marco Antônio Lage na manhã desta quarta-feira (20). O investimento será usado para contratação de pessoal para ajudar nas medidas de combate ao atual surto de coronavírus (covid-19) na instituição. A Prefeitura também forneceu ao Lar de Ozanam dois cilindros de oxigênio, além de disponibilizar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), exames de tomografia computadorizada para todos os infectados.

O presidente da instituição de longa permanência, João Pereira Neto, explicou que devido à doença a entidade precisou reajustar a estrutura da casa: houve a mudança dos moradores contaminados para uma ala separada e a adaptação da mão de obra, que assistirá exclusivamente aos doentes de covid-19. Também foi montado um posto de enfermagem. A meta é conseguir parar a transmissão do vírus dentro do imóvel e recuperar aqueles infectados. Vinte e cinco internos foram contaminados.

O pedido de ajuda para contratação de pessoal foi apresentado pelo presidente do Lar de Ozanam ao prefeito Marco Antônio na segunda-feira (18), quando o chefe do Executivo visitou a instituição para entender o surto de Covid-19. Com a suplementação, a entidade poderá contratar quatro cuidadores de idosos, seis técnicos de enfermagem, dois auxiliares de serviços gerais, um cozinheiro, um auxiliar de cozinha e um psicólogo. Os contratos valerão por 90 dias.

“Infelizmente, o Lar de Ozanam foi acometido por este surto e prontamente nos mobilizamos para ajudar no que fosse possível para reforçar as medidas de enfrentamento. A Secretaria de Saúde já acompanhava a situação desde o início dos casos, mas percebemos que seria preciso ir além na adoção de ações para frear a proliferação da Covid-19 naquela casa. Sabemos bem da gravidade desse surto. Então, a orientação é colaborar naquilo que estiver ao nosso alcance para garantir um ambiente mais seguro aos idosos”, declarou o prefeito Marco Antônio Lage.

O termo de colaboração

O documento, vigente desde 2017, prevê a colaboração entre o Município e o Lar de Ozanam de Itabira em busca do desenvolvimento conjunto de ações e serviços de saúde e assistência social dentro da instituição. Por meio do termo de colaboração, é garantida a permanência de profissionais de saúde habilitados, para atendimento integral aos idosos residentes e assistidos pela entidade.

“Estivemos com o prefeito e o vice no Lar de Ozanam no início da semana e saímos de lá com a missão de ajudá-los a enfrentar essa situação grave que é o surto da Covid-19. Entendemos que era uma situação de emergência e estamos reforçando o repasse para que este pessoal ajude no enfrentamento dentro da nova estrutura que foi desenhada pela equipe técnica da instituição”, disse o secretário municipal de Assistência Social e gestor do termo de colaboração, Elson Alípio Júnior.

Como responsável pela administração do Lar de Ozanam, João Pereira Neto agradeceu ao prefeito pela parceria e atendimento às demandas da instituição. O presidente elogiou também o diálogo aberto com a Prefeitura e a iniciativa de Marco Antônio de tratar pessoalmente do assunto. “Com certeza, esse apoio próximo nos faz sentir mais amparado pelo município”, afirmou.

Veja também

Rotary doa equipamentos ao Lar de Ozanam

Surto de covid-19 no Lar de Ozanam; em vídeo, médica explica situação