Projeto de formação política para estudantes do ensino médio é desenvolvido pela ALMG e câmaras municipais.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, até o dia 30 de janeiro, inscrições de novas câmaras municipais que queiram participar do projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ de Minas), neste ano de 2021. Desenvolvido pela ALMG, em parceria com os legislativos municipais, o projeto é voltado para a formação política e cidadã dos jovens que estão no ensino médio. A inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico, que já está disponível.
As inscrições das câmaras que estiveram no projeto em 2020 será automática, não é necessário o preenchimento de novo formulário. Elas só serão suspensas caso seja enviado termo de desistência à coordenação estadual. O tema para debate em 2021, na 18* edição do PJ de Minas, continua sendo Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com Ricardo Moreira Martins, servidor da Escola do Legislativo da ALMG, paralelamente às inscrições, a coordenação também está fazendo uma atualização no cadastro de coordenadores das câmaras que já integram o projeto, uma vez que podem ter ocorrido várias mudanças, após as eleições municipais do ano passado. Em breve, novas informações estarão na página do projeto no Portal da Assembleia, Facebook e Instagram do PJ Minas.
Apesar das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, em 2020, as coordenações estadual, regionais e municipais estão prontas para dar prosseguimento ao trabalho. A edição deste ano poderá ser realizada de modo híbrido, com atividades remotas e presenciais, dependendo do avanço da vacinação e das condições sanitárias adotadas em cada município.
Qualquer dúvida ou pendência também pode ser resolvida por meio do endereço de email: pjminas@almg.gov.br
Campanha coleta informações sobre desdobramentos do PJ de Minas
Ainda está no ar a campanha “Qual o impacto do PJ em sua cidade?”, nas redes sociais do Parlamento Jovem de Minas. O objetivo dos organizadores é reunir informações sobre os resultados do projeto nas cidades participantes, ao longo dos seus 17 anos. “Temos conhecimento de muita coisa bacana que foi feita, a partir das discussões e ideias desses estudantes, mas deve haver ainda muito mais a ser dito”, acredita Ricardo Moreira, da coordenação estadual.
Coordenadores, monitores e estudantes podem enviar seus relatos para o email pjminas@almg.gov.br, informando a edição do projeto e o resultado gerado. Podem enviar as informações também por mensagem nas próprias redes sociais para que os relatos virem posts e cheguem ao conhecimento de outros jovens, em outras cidades.