Prefeitura dobra número de leitos de UTI Covid no HMCC

Inauguração acontece nesta terça-feira (26).

A Prefeitura de Itabira inaugura, às 9 horas desta terça-feira (26), dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com a Covid-19 no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A iniciativa faz dobrar na instituição o número de leitos adaptados com respiradores e preparados para a emergência de infectados pelo coronavírus.

Os leitos serão instalados na ala onde atualmente funciona a UTI convencional do HMCC. Para isso, essas unidades para tratamento não-Covid serão levadas para o andar inferior do hospital, onde havia leitos que foram desativados no fim do ano passado. A transferência dos pacientes terá início no período da tarde.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Itabira amplia a capacidade de atendimento para casos graves da Covid-19. Esse aumento foi determinado pelo prefeito Marco Antônio Lage devido à elevação de casos percebida não só em Itabira, mas no estado de Minas Gerais como um todo.

 

“O número de casos positivos aumentou consideravelmente em janeiro, assim como a movimentação de pacientes nas alas de enfermaria e UTI. Chegamos a ter dias com ocupação na casa dos 80% nas UTIs de Covid nos hospitais, o que ligou o sinal amarelo. Por isso essa decisão de ampliar a nossa rede de resposta e evitar que trabalhemos no limite”, comentou o prefeito.

O reforço no número de leitos é mais uma ação adotada pela Prefeitura de Itabira para diminuir a curva de novos casos de Covid-19 na cidade. Além desse aumento na retaguarda de atendimento, o município também determinou que passageiros só transitem sentados no transporte coletivo, retomou a desinfecção em pontos de ônibus e prédios públicos, reativou as barreiras sanitárias, entre outras medidas que constam no Decreto 0115/2021, de 11 de janeiro.

A apresentação dos novos leitos será transmitida ao vivo pelo perfil da Prefeitura de Itabira no Facebook, com participação do prefeito Marco Antônio Lage, do vice Marco Antônio Gomes, da secretária municipal de Saúde, Eliana Horta, e de representantes da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), administradora do HMCC.

Veja também

Prefeitura de Itabira autua CAIXA, que poderá pagar R$60 mil por aglomeração

Minas recebe mais 87.600 doses de vacinas contra a covid